Conecte-se conosco

Mundo

Monarquia britânica: saiba por que esse sistema ainda tem tanta força

Pesquisas recentes indicam que a maioria dos jovens é contra a monarquia e deseja um sistema mais democrático. Saiba mais!

Publicado

em

Ao redor do mundo, praticamente todos os países abandonaram o sistema monárquico, mas 10 países ainda possuem reis e rainhas, e um desses países é a Inglaterra.

Mas ao contrário do que muita gente imagina, o Reino Unido não funciona como uma “ditadura” imposta pela Família Real. O Reino Unido é uma monarquia constitucional, na qual o poder executivo é comandado pelo primeiro-ministro atualmente, pela primeira-ministra Liz Truss.

O atual Rei Charles III possui um papel de chefe de Estado, ou seja, ele, oficialmente, é quem nomeia os ministros do Estado, sanciona as leis do país, convoca o Parlamento e comanda as Forças Armadas.

Existem diversas teorias sobre a permanência da existência da monarquia no Reino Unido, e uma delas é a teoria de que o Rei Charles e seus familiares são uma representação viva da história da Inglaterra, o que reflete em sua nação uma sensação de amor ao seu passado, um passado ainda vivo nos dias atuais.

Pesquisas recentes indicam que a maioria dos jovens é contra a monarquia e deseja um sistema mais democrático, de modo que quem fica no poder seja eleito através de votação. Porém, pegando a nação como um todo, a grande maioria ainda prefere o sistema de monarquia e não tem o desejo de que esse sistema mude.

Apesar da permanência da monarquia ser o desejo da grande maioria, pesquisas indicam que muitos cidadãos estariam insatisfeitos com o excesso de gastos da Família Real britânica. No biênio 2020/2021, eles teriam gasto aproximadamente 86 milhões de libras esterlinas, um valor superior a todas as outras famílias reais do continente europeu.

O atual Rei Charles III sofre uma grande rejeição, visto que, segundo pesquisas, apenas 27% dos britânicos queriam ele no poder, enquanto 47% afirmam que preferiam o primogênito do rei, o Príncipe William.

Não se pode deixar de levar em consideração um possível fim da monarquia no Reino Unido, já que essa é a vontade da grande maioria dos jovens, e o interesse popular é o que mais contaria para o sistema no país acabar mudando e, possivelmente, virar uma democracia.

Segundo uma das historiadoras mais respeitadas do Reino Unido, a doutora Anna Whitelock, a monarquia britânica deve acabar até o ano de 2030. A teoria da historiadora é de que quando as pessoas mais velhas e apegadas à monarquia já tiverem morrido, vai ser muito mais difícil de manter o sistema, visto que os mais jovens clamarão por um governo democrático.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS