Conecte-se conosco

Automobilística

Motorista, cuidado! Três novas leis de trânsito podem fazer com que você cometa infrações!

Três novas leis de trânsito estão fazendo com que motoristas desavisados acabem cometendo infrações. Fique atento a essas mudanças.

Publicado

em

Multa de trânsito pode custar até R$ 17.608,20; conheça a infração

Alterações em leis antigas e a inserção de novas leis ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) podem fazer com que motoristas desavisados acabem cometendo infrações e tendo que cumprir penalidades. Então, atenção!

É importante sempre ficar antenado às mudanças nas leis de trânsito para não acabar sendo pego desprevenido. Essas são as mais novas leis de trânsito que vêm trazendo multas aos motoristas que ainda não estão cientes delas.

As mudanças aconteceram porque o CTB já existe há algum tempo, e as leis precisam sempre ser atualizadas para melhor compreender a realidade atual do trânsito e dos motoristas.

Dessa maneira, é importante sempre se atentar, pois o descumprimento das regras de trânsito, mesmo que elas sejam recentes, traz penalidades, tais como pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e também multas.

Quais são as novas leis?

A primeira lei que veio para confundir os motoristas é a necessidade do uso do farol em vias durante o período do dia.

Essa lei é válida desde 2016, por isso o costume de ligar os faróis baixos ao sair de casa já se tornou um hábito para uma boa parcela dos motoristas. Mas como houve uma alteração na lei, agora só é necessário utilizar o farol baixo em pistas simples, sendo dispensável em vias duplas.

Para carros que possuem o sistema DRL (Day Running Light) não é necessário utilizar os faróis em nenhuma pista durante o dia.

É importante ressaltar que o uso dos faróis permanece obrigatório em todas as pistas e para todos os veículos durante o período noturno.

Outra mudança que vem confundindo os condutores é relacionada ao uso da película de Insulfilm. Para os vidros do para-brisa e outros necessários para se conduzir o carro, é necessário que a película permita pelo menos 70% de passagem de luz, independentemente da cor.

É importante ficar atento também a bolhas na película que podem surgir devido a uma má instalação. Por poder dificultar a visão do motorista, a presença delas será considerada infração.

Quanto ao uso de películas de Insulfilm opacas ou espelhadas, estas são proibidas em todos os veículos, mesmo que estejam aplicadas corretamente.

Por fim, a última nova lei que pode te pegar desprevenido é sobre a possibilidade de ultrapassar o sinal vermelho. Só é permitido que um motorista ultrapasse o sinal vermelho para a conversão à direita. Para tanto, é necessário que a manobra seja permitida por meio da sinalização do local.

É importante lembrar que, mesmo que seja permitido ultrapassar o semáforo para fazer a conversão, é necessário observar o fluxo de pedestres, que possuem SEMPRE a preferência.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS