Empresas
Motorista de aplicativo ofereceu corrida ‘por fora’? É possível fazer denúncia ao Procon
Atualmente, com a alta demanda nos aplicativos de transporte, alguns motoristas tentam se aproveitar. Aprenda como identificar e denuncie.
Nos dias atuais, principalmente nas cidades mais movimentadas, com engarrafamentos e muita correria, os aplicativos de transporte, como Uber e 99, estão sempre em alta.
No entanto, como a demanda é muito grande e vários passageiros e motoristas cancelam corridas recorrentemente, algumas pessoas estão tentando se aproveitar da situação caótica.
Isso porque teve início uma onda de utilizar os nomes das plataformas, se identificar como motorista e oferecer corridas “por fora”, que funcionam mais como uma espécie de leilão do que as tradicionais, feitas pelo aplicativo, com preço estabelecido pela própria plataforma por diversos fatores.
No entanto, essa prática pode – e deve – ser denunciada às plataformas que o motorista diz ser parte, bem como diretamente ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o popular Procon.
Esse tipo de leilão pode ser visto com maior frequência nas metrópoles, como São Paulo, principalmente em frente a eventos como shows, festas e afins. Os motoristas apelam para as mais variadas estratégias, como utilizar letreiros eletrônicos improvisados no celular com o nome das plataformas, mas, na verdade, as corridas são feitas por fora.
Assim, eles conseguem estabelecer o preço que bem desejarem, atuando como uma espécie de táxi, mas sem cumprir as determinações desses profissionais de transporte. Por isso, é fundamental informar as plataformas e as autoridades quando flagrar uma conduta desse tipo. Confira como fazê-lo.
Como denunciar
Uber
A Uber é bem clara em relação aos seus motoristas e cobranças de viagens, de modo que as corridas só podem ser feitas através do aplicativo. Assim, quaisquer viagens feitas de outra maneira não são consideradas de responsabilidade da empresa, por isso, denuncie motoristas se passando por parceiros da Uber.
Caso tenha solicitado a corrida pelo aplicativo, como deve ser feito, mas mesmo assim o motorista tentou cobrar um preço diferente do que aparece na tela do celular, é possível fazer a denúncia pelo aplicativo, seguindo o passo a passo:
- na tela inicial, acesse as três barrinhas no canto superior esquerdo;
- toque em “Suas viagens”;
- selecione a viagem que pretende enviar a reclamação;
- escolha a opção que melhor descreve seu caso.
99
Por sua vez, a 99 afirma que os passageiros não devem aceitar nenhuma cobrança diferente do que está sendo mostrada no aplicativo. Para denunciar, basta ligar para a Central de Segurança, pelo 0800-888-8999, ou através do próprio aplicativo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp