Mundo
Motoristas da Uber receberão aposentadoria no Reino Unido
Ação teve origem em decisão da Suprema Corte Britânica. Entregadores do UberEats não foram incluídos no acordo; saiba mais.
Motoristas de aplicativo no Reino Unido que trabalham para a Uber terão direito a planos de aposentadoria. A ação acontece após a Suprema Corte britânica determinar que a empresa deveria enquadrar mais de 70 mil profissionais como trabalhadores, pagando a eles salário mínimo, férias e pensão.
Leia mais: Após recuperação de corridas, Uber prevê 1º lucro ajustado de sua história
Anteriormente, os condutores da companhia eram classificados como “autônomos independentes”. Agora, em comunicado emitido nesta sexta-feira, 24, a empresa de mobilidade declarou que destinará 3% da renda dos motoristas parceiros do aplicativo para um fundo de aposentadoria.
Os profissionais poderão escolher ainda se querem contribuir com uma margem de até 5% dos ganhos. Eles também terão direito a pagamentos retroativos, considerando a data de 1º de maio de 2017, ou então desde o dia em que foi feita sua primeira viagem, no caso de motoristas inscritos recentemente.
Valorização da categoria
O sindicato que representa os motoristas da Uber no Reino Unido, o GMB, considera o acordo de grande importância para a valorização da categoria, sendo este “um grande passo na direção certa”. Ele também defende que outras companhias de transporte por aplicativo adotem a mesma sistemática, na garantia de melhores condições de trabalho aos seus parceiros.
Empregadores da chamada “gig economy” (economia gigante, em tradução livre do inglês) também foram notificados pelo Órgão Regulador dos Fundos de Pensão britânico (TPR, na sigla em inglês) para que assumissem a mesma postura adotada pela Uber e passassem a inscrever seus colaboradores em planos de pensão.
Apesar da vitória para quem é motorista de aplicativo, entregadores do UberEats, que é a plataforma de entrega de alimentos da empresa, não foram incluídos no acordo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp