Conecte-se conosco

Economia

MPEs lideram geração de empregos em fevereiro e superam desempenho de 2024

Dados do Caged.

Publicado

em

As micro e pequenas empresas (MPE) reforçaram sua posição como principais geradoras de emprego no Brasil ao abrirem 247.753 postos de trabalho em fevereiro de 2025. O volume representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram criadas cerca de 178 mil vagas no segmento. Os dados constam em levantamento do Sebrae com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No total, o país registrou 431.995 novos empregos com carteira assinada em fevereiro, o que significa que mais da metade das contratações formais ocorreu nas MPE. O bom desempenho também se estende ao acumulado do ano: nos dois primeiros meses de 2025, as pequenas empresas foram responsáveis por 322.958 novos postos de trabalho, superando os 290 mil registrados no mesmo período de 2024.

Entre os setores, o de Serviços liderou a geração de vagas em fevereiro, com 134.451 contratações. O Comércio ficou em segundo lugar, com 37.078 empregos, seguido pela Indústria da Transformação, que criou 35.957 vagas. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números comprovam a importância das MPE em todas as áreas da economia.

“No geral, são mais de meio milhão de empregos gerados apenas em janeiro e fevereiro. Esse comportamento revela a solidez do crescimento econômico do nosso país”, destacou Décio.

MPEs

O presidente do Sebrae também ressaltou que o avanço na geração de empregos não se restringe apenas aos pequenos negócios, indicando uma recuperação mais ampla da economia. “Geralmente, quando se começa a sair de uma crise, são os pequenos negócios que respondem primeiro. Mas agora também vemos grandes produções e cadeias produtivas gerando emprego, o que é fundamental para garantir segurança no processo de crescimento”, afirmou.

Segundo Décio Lima, o atual momento reflete a atuação do governo federal. “Este é o governo do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, levando o Brasil a um desenvolvimento que garanta segurança econômica com crescimento e inclusão social”, concluiu.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS