Bancos
Mudança no Pix: o que o BC decidiu?
Entenda aqui os impactos do adiamento da tão aguardada função que afetará o cotidiano dos cidadãos.
O Banco Central (BC) anunciou formalmente que o lançamento do Pix Automático seria adiado para o mês de outubro de 2024.
A notícia deixou muita gente desanimada, principalmente depois que a autarquia afirmou que a implementação do recurso não iria demorar tanto assim.
Lembrando que a ferramenta estava programada para ser disponibilizada em abril de 2024 e iria permitir que o usuário agendasse automaticamente alguns pagamentos mais recorrentes, como faturas de luz, gás, internet, água, mensalidades de escola, academia, entre outros.
Tal alteração proporcionaria muito mais praticidade para o já conhecido Pix. Porém, por conta da complexidade envolvida na criação de algo tão importante, a instituição responsável achou melhor fazer esse adiamento, causando muita preocupação nas mentes dos mais ansiosos.
Aqui, você vai entender o que houve.
Por que isso aconteceu?
Como foi dito anteriormente, o Banco Central revelou que a prorrogação do prazo de lançamento do Pix Automático foi necessária devido a fatores de caráter operacional e técnicos.
Afinal, encaixar todas as organizações financeiras atuantes em território nacional e seus correntistas no sistema leva tempo e requer bastante planejamento.
O órgão também alegou que será preciso fazer ajustes por conta de questões organizacionais, mas, infelizmente, os detalhes sobre isso não foram melhor especificados ao público.
Quando a nova funcionalidade do Pix for implementada, ela permitirá que os usuários possam agendar pagamentos frequentes.
Consequentemente, os débitos serão quitados automaticamente, o que proporcionará muito mais praticidade e agilidade, principalmente para aqueles que possuem uma rotina mais corrida.
Logo, apesar do adiamento, a expectativa sobre o tema continua grande entre a população.
Diversos cidadãos estão ansiosos para poder usufruir da modalidade e, assim, economizar tempo no trato com as costumeiras pendências no final do mês.
Por fim, existem também aqueles que enxergam esse atraso como uma demonstração de compromisso do BC com o povo brasileiro e com a real qualidade do serviço.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp