Política
Mudanças do INSS podem afetar aqueles que desejam se aposentar
Desde a Reforma da Previdência em 2019, as regras da aposentadoria do INSS vêm sofrendo alterações. Entenda o que mudou.
As normas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vêm sofrendo alterações desde que a Emenda Constitucional 103 foi aprovada em 2019. Essa legislação ficou conhecida como reforma da Previdência.
Com a série de mudanças que ocorreram desde então, os requerentes de aposentadorias devem ficar atentos às atualizações para evitar prejuízos. Uma das mais importantes diz respeito à idade que o trabalhador poderá solicitar o benefício.
A regra de transição que instituiu o sistema de pontos determina quando o brasileiro pode se aposentar. A pontuação consiste na soma de tempo de contribuição ao INSS com a idade do requerente da aposentadoria.
Em 2022, os homens com 99 pontos e as mulheres com 89 pontos puderam se aposentar utilizando a regras dos pontos. O valor dos pagamentos para quem já cumpria os requisitos era equivalente a 80% dos maiores salários de contribuição registrados desde 1994.
O que muda na aposentadoria por pontos em 2023?
A partir do próximo ano, será acrescido um ponto a mais na quantidade necessária para solicitar o benefício. Sendo assim, as mulheres deverão ter uma pontuação (tempo de contribuição + idade) de no mínimo 90 pontos, enquanto os homens precisarão de 100 pontos.
Essa pontuação continuará aumentando um ponto por ano até atingir 105 pontos para os trabalhadores e 100 pontos para as trabalhadoras.
Além disso, a nova lei previdenciária trouxe uma alteração no cálculo do valor a ser recebido. O benefício concedido passou a ser equivalente a 60% da média das contribuições ao INSS, mais 2% de acréscimo por cada ano que ultrapassar o tempo mínimo de 20 anos de recolhimento para homens e 15 anos para mulheres.
Portanto, aposentar-se através dessa regra em 2023 irá demandar que os requerentes tenham mais idade do que a exigida em 2022. Contudo, aqueles que já tiveram o direito ao benefício garantido e preferiram não solicitar a aposentadoria não sofrerão nenhum prejuízo com essa mudança.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025