Conecte-se conosco

Economia

Mudanças no benefício de 24 milhões de famílias em 2023 já está aprovado

O Vale-gás surgiu como medida para combater a falta de acesso a combustível de cozinha limpo e acessível.

Publicado

em

gás-de-cozinha

Famílias brasileiras de baixa renda recebem subsídios para cobrir metade do valor médio que gastam com botijões de gás de cozinha a cada dois meses. O projeto estabelece que o benefício será pago a 24 milhões de famílias com renda de até meio salário mínimo, já cadastradas em bancos de dados de outras políticas de auxílio do governo.

Desde o início do ano, o preço do gás de cozinha aumentou mais de 30% e tem sido um dos principais itens que contribuíram para a inflação galopante no Brasil. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do botijão é de R$ 102,52 — cerca de 10% do salário mínimo.

Em 2023, haverá mudanças no Vale-gás. Além de abranger um maior número de famílias, o benefício será disponibilizado para quem recebe até 660 reais per capita, valor estimado de ½ salário mínimo no próximo ano. Atualmente, 9 milhões de pessoas estão recebendo o benefício, número inferior ao esperado inicialmente.

Muitas famílias têm recorrido ao etanol para cozinhar – uma solução mortal em muitos casos. Além disso, a lenha tornou-se a segunda principal fonte de energia nos lares brasileiros, com 26% dos lares cozinhando com toras.

A lei publicada hoje estabelece que o Vale-gás seja pago preferencialmente às mulheres chefes de família — uma faceta comum dos programas de ajuda brasileiros como forma de garantir que o dinheiro seja gasto conforme o planejado. No entanto, o governo ainda não detalhou quando o pagamento começará, pois requer liberação de espaço orçamentário.

Vale-gás

O Vale-gás surgiu como medida para combater a falta de acesso a combustível de cozinha limpo e acessível para a maioria das comunidades de baixa renda, problema que é um dos desafios de desenvolvimento fundamentais do Brasil.

Cozinhar é uma atividade perigosa para muitas famílias de baixa renda. Mulheres e meninas, em particular, passam horas coletando lenha e inalando fumaça de combustíveis sujos para cozinhar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS