Política
Mulheres como prioridade: Confira 8 ações de Lula capazes de mudar a vida das brasileiras
Novas leis serão lançadas no dia da mulher, 8 de março, e visam ajudar muitas brasileiras que foram o principal eleitorado de Lula.
O presidente Lula convocou seus ministérios para apresentarem iniciativas especiais para o Mês da Mulher. Com o objetivo de dar peso político à data, ele planeja realizar uma grande cerimônia no Palácio do Planalto no dia 8 de março.
É importante destacar que a alta rejeição de mulheres em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um fator que beneficiou o mandato de Lula. O presidente atribui parte de sua vitória a essa parcela do eleitorado.
De acordo com membros do governo, mais de 25 ações serão realizadas, coordenadas pela ministra Cida Gonçalves. Essas iniciativas incluem a proposta de criar o Dia Nacional Marielle Franco, a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos.
Confira quais medidas estão no planejamento!
Ministério da Mulher aplicará novas medidas a favor da causa: confira!
Durante o mandato do presidente Lula, uma das principais medidas voltadas para a igualdade de gênero será a apresentação de um projeto de lei que estabeleça a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. Essa ideia foi defendida pela ministra do Planejamento Simone Tebet durante sua campanha.
Além disso, a luta contra o feminicídio se tornou uma das prioridades do governo, com a criação do programa Mulher Viver, Sem Violência, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciado para março.
Tamires Sampaio, assessora especial do Ministério, enfatizou a importância de investimentos em prevenção, especialmente considerando o aumento dos indicadores de violência contra as mulheres negras no último ano.
No setor econômico, pela primeira vez, os bancos federais são liderados por mulheres. Tarciana Medeiros, atualmente à frente do Banco do Brasil, irá oferecer linhas de crédito com condições especiais para mulheres, enquanto a Caixa Econômica tem Rita Serrano como nova líder.
8 ações do governo Lula que vão mudar a vida das brasileiras
- Lei de Igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função;
- 270 novas viaturas para as as patrulhas Maria da Penha;
- Reforço nas estruturas das Delegacias da Mulher pra que traga mais conforto e segurança às vítimas de crimes contra as mulheres;
- Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para todas aquelas em situação de vulnerabilidade social, incluindo presidiárias;
- Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política sobre a mulher;
- Construção de mais Casas da Mulher Brasileira em capitais e no interior do Brasil;
- Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais que fomentem a prevenção à violência e a criminalidade contra as mulheres;
- Programa Empreendedoras TEC para empresas e projetos tecnológicos liderado por mulheres.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Cotidiano1 dia atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Bancos1 dia atrás
BB confirma acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China
-
Política1 dia atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo