Automobilística
Mundo Automobilístico: A volta triunfante dos carros populares?
Os carros populares estão voltando? Confira as previsões do mundo automobilístico e descubra quais os modelos ganharão destaque no mercado.
Você sabe o que é um carro popular? São aqueles veículos que têm um preço acessível, um bom custo-benefício e uma grande aceitação no mercado. Eles costumam ser modelos compactos, econômicos e fáceis de manter.
Em meados de 2010, eram considerados carros populares no Brasil modelos como, por exemplo, o Gol, da Volkswagen; o Pálio, da Fiat; o Ka, da Ford; o Uno, também da Fiat, e diversos outros.
Mas as coisas mudaram, principalmente quando o assunto é o preço dos veículos. Atualmente, alguns exemplos de carros populares no Brasil são o Onix, da Chevrolet; o HB20, da Hyundai; o Kwid, da Renault; o novo Gol, da Volkswagen e o Argo, da Fiat.
No entanto, será que eles ainda podem ser chamados de “carros populares”, dada a definição desse termo? Em 2023, o modelo considerado popular mais barato do mercado pode ser encontrado por R$ 68.190, valor bem distante dos R$ 30 mil pagos por modelos da mesma classificação há anos atrás.
A volta dos carros populares
Pensando justamente na mudança ocasionada no mercado automobilístico e na inflação dos últimos anos, as indústrias automotivas querem propor medidas que auxiliem no crescimento e na acessibilidade do mercado.
Uma das ideias propostas por algumas empresas para o governo atual seria a eliminação de veículos muito antigos, buscando uma renovação automobilística no país.
Outra ideia proposta, ainda mais interessante, é investir na volta dos carros populares. Para isso, seria necessário investir na fabricação de modelos mais simples de carros, com menos equipamentos adicionais e espaços mais compactos.
Além disso, a ajuda do governo é imprescindível quando o assunto são os impostos. Um caminho para alcançar a realização do projeto proposto seria a diminuição da categoria de impostos que atinge o mercado automotivo.
Carros realmente populares na atualidade: Como seriam?
A principal ideia das empresas do ramo seria um remodelamento dos modelos mais simples de automóveis já existentes no mercado. Isso se daria, principalmente, por meio da retirada de itens que encarecem os veículos, como os listados abaixo:
- direção elétrica;
- ar-condicionado;
- HSA (Assistente de partida em rampa);
- TPMS (Sistema de monitoramento da pressão dos pneus);
- airbags laterais (aqueles que não são obrigatórios por lei);
- travas e vidros elétricos;
- computador de bordo digital;
- tomada 12V e outros.

-
Tecnologia2 dias atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia1 dia atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Investimentos2 dias atrás
FIDCs: retorno alto, menos risco? Entenda o investimento que rendeu mais que o Ibovespa
-
Economia1 dia atrás
INSS exigirá biometria para desbloquear empréstimos consignados
-
Mundo1 dia atrás
Reino Unido e União Europeia firmam acordo histórico
-
Mundo1 dia atrás
Microsoft confirma fornecimento de tecnologia de IA para Israel
-
Tecnologia1 dia atrás
Saiba como excluir seu histórico do YouTube em qualquer dispositivo