Economia
Municípios brasileiros já podem receber o sinal 5G
Anatel concedeu a permissão.
As operadoras de telefonia já estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros. Isso foi possível após a remoção total das interferências na faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), previamente utilizadas para serviços de radiodifusão e televisão via satélite com antenas parabólicas na Banda C.
No dia 26 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) confirmaram a “limpeza” dessa frequência, mas a liberação definitiva ocorreu nesta segunda-feira. A Banda C, que opera entre 3,7 GHz e 6,4 GHz, foi substituída gradualmente para evitar interferências no 5G.
Ao longo dos últimos anos, a Anatel liderou duas iniciativas principais: a migração das estações satelitais da Banda C e a eliminação de interferências na faixa de 3,5 GHz. A migração envolveu a desocupação de 1.482 estações satelitais usadas por emissoras de rádio, TV, instituições de ensino a distância e até pela Aeronáutica. O processo foi concluído em março de 2024, dois anos antes do previsto.
Sinal 5G
A segunda etapa consistiu na instalação de filtros em antenas parabólicas para reduzir interferências e na distribuição gratuita de cerca de 4,3 milhões de kits de conversão para famílias de programas sociais que dependiam da tecnologia tradicional.
Todo o processo foi conduzido pela EAF, organização formada pelas operadoras vencedoras do leilão do 5G. Apesar da liberação para instalação da tecnologia em qualquer cidade, o edital prevê cobertura obrigatória apenas até 2029. A limpeza final foi concluída com a remoção de interferências em 190 municípios da Bahia, 14 meses antes do prazo.
Assim como no desligamento da TV analógica, as operadoras de celular financiaram a distribuição de equipamentos necessários para a transição. Beneficiários de programas sociais podem solicitar o kit gratuito pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.
Quinta geração
O 5G é a quinta geração de redes móveis, uma evolução das tecnologias anteriores que promete velocidades de conexão muito maiores, baixa latência e capacidade para conectar um grande número de dispositivos simultaneamente.
Essa tecnologia não se limita a melhorar a navegação na internet; ela é projetada para viabilizar avanços em áreas como a Internet das Coisas (IoT), carros autônomos, telemedicina e cidades inteligentes. Além disso, o 5G opera em frequências mais altas, como a faixa de 3,5 GHz, o que permite uma transmissão de dados mais rápida, embora com alcance menor, exigindo a instalação de mais antenas. Essa infraestrutura avançada tem o potencial de transformar setores industriais, otimizando processos e criando novas possibilidades de inovação tecnológica.
(Com Agência Brasil).
-
Agronegócio1 dia atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano1 dia atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Economia17 horas atrás
Inflação: Mercado financeiro eleva previsão de 4,63% para 4,71%
-
Tecnologia1 dia atrás
Cuidado com clonagem de voz pelo WhatsApp: golpistas fingem ser conhecidos das vítimas
-
Tecnologia2 dias atrás
ChatGPT está prestes a ganhar função que mudar para sempre o uso da IA
-
Empresas1 dia atrás
Nubank estuda transferir sua sede legal para o Reino Unido
-
Economia1 dia atrás
Qual será o salário mínimo em 2025? Previsão surpreende trabalhadores
-
Empresas2 dias atrás
Elon Musk recorre à justiça contra a dona do ChatGPT