Mundo
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
CEO da Tesla.
Elon Musk deve deixar o governo Trump nas próximas semanas, de acordo com informações divulgadas pelo site americano “Político”. Segundo três fontes ouvidas pelo veículo, a decisão foi tomada em consenso entre o bilionário e o presidente dos Estados Unidos. A Casa Branca afirmou que Musk se afastará do serviço público quando concluir seu trabalho à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
A transição deve coincidir com o fim do período de 130 dias em que Musk atua como “funcionário especial do governo”, um status que o isenta temporariamente de algumas regras éticas e de conflito de interesses. Esse prazo se encerra entre maio e junho. O próprio Musk deu sinais de sua saída em entrevista recente à Fox News, afirmando que sua missão estaria cumprida dentro desse período, com a redução do déficit fiscal em US$ 1 trilhão.
O anúncio da decisão teria ocorrido durante uma reunião de gabinete no dia 24 de março, na qual Trump agradeceu ao bilionário por seu trabalho e o chamou de “patriota” e “amigo”. Apesar da saída oficial, Musk pode continuar atuando como conselheiro informal e mantendo presença frequente na Casa Branca, segundo fontes do governo.
Possível saída de Musk
A possível saída de Musk acontece em um momento em que aliados do governo demonstram frustração com sua postura imprevisível, chegando a considerá-lo um fardo político. No entanto, sua saída não significa necessariamente o fim da DOGE, cuja existência está garantida por ordem executiva até 4 de julho de 2026.
O empresário
Elon Musk é um empresário, inventor e engenheiro nascido na África do Sul em 28 de junho de 1971. Ele é conhecido por ser o fundador, CEO e engenheiro-chefe da SpaceX, CEO e produtivo da Tesla, Inc., e cofundador de várias empresas notáveis, como a PayPal (originalmente chamada X.com) e a Neuralink. Musk também foi um dos cofundadores da OpenAI, empresa de inteligência artificial.
Ele ganhou notoriedade principalmente pela liderança da SpaceX, que desenvolve foguetes e naves espaciais com o objetivo de reduzir os custos das viagens espaciais e possibilitar a colonização de Marte. Sua empresa Tesla, por sua vez, tem sido pioneira na produção de carros elétricos, popularizando a ideia de veículos sustentáveis e alterando a indústria automotiva mundial. Além disso, Musk é um defensor da energia solar por meio da SolarCity, uma empresa adquirida pela Tesla que busca expandir o uso de energia renovável.
(Com Agências Internacioais).

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira
-
Mundo1 dia atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil