Finanças
Mutirão possibilita renegociação de dívidas com desconto até quarta (30)
Parceria entre instituições financeiras e de proteção ao consumidor abre oportunidade para sair da inadimplência. Devedor pode propor acordo
A Black Friday termina nesta sexta (25) e, junto com ela, o Feirão Limpa Nome do Serasa. A iniciativa é uma das maiores em renegociação de dívidas junto a empresas de diferentes segmentos, permitindo às pessoas “limparem” o nome pagando valores simbólicos. Mas se engana quem pensa que essa é a única oportunidade para sair da inadimplência e voltar a ter boa reputação na praça. Afinal, desde o dia 1º deste mês ocorre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A previsão de conclusão é para a próxima quarta-feira (30).
A ação tem a coordenação de uma parceria formada entre Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Neste caso, as instituições financeiras participantes trabalham com algumas possibilidades. Entre outras coisas, oferecem parcelamentos, descontos no valor da dívida e taxas de juros menores para refinanciamento. Com isso, abre-se um leque enorme de dívidas passíveis de renegociação. Por exemplo, cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras linhas de crédito com atraso e sem bens dados em garantia.
Uma das principais diferenças entre este mutirão e o Feirão Limpa Nome do Serasa está na dinâmica de renegociação. Nesse sentido, enquanto com o Serasa é possível pagar um valor pré-determinado para quitar o débito, no mutirão o devedor apresenta a própria proposta para negociação. Dessa forma, segundo a Febraban, a pessoa pode tratar do assunto diretamente com o banco ou por meio do portal ConsumidorGovBr. Consequentemente, a instituição credora tem até 10 dias para fazer uma análise do acordo sugerido e dar uma resposta.
Também é possível verificar a lista de dívidas em nome de alguém no site do BC. Basta acessar o Registrato, sistema cujo link para acesso pode ser encontrado na página do mutirão. Com ele, é possível visualizar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Para se ter uma ideia, entre 2020 e 2022 iniciativas como a deste mutirão permitiram que mais de 22 milhões de contratos em atraso fossem refinanciados. Nesse sentido, R$ 1,1 trilhão de saldo acabaram negociados.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, destaca outras vantagens:
“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirma.
-
Política12 horas atrás
PL propõe cancelamento imediato de serviços de celular e internet pela internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o Wi-Fi do celular ligado fora de casa: veja por que fazer isso é arriscado
-
Mundo2 dias atrás
The Economist revela qual é a melhor cidade para se viver na América Latina
-
Automobilística1 dia atrás
Dois modelos de carros serão descontinuados pela Volkswagen; veja quais
-
Saúde1 dia atrás
4 tipos de alimentos PERDERAM o selo de saudáveis nos EUA; veja quais
-
Mundo12 horas atrás
Teste de honestidade feito em 40 países mostra Brasil em posição desfavorável
-
MEI2 dias atrás
Nem todo mundo pode ser MEI em 2025: confira as profissões que ficam de fora
-
Tecnologia1 dia atrás
Venda de íris? Projeto global atrai brasileiros com pagamento em criptomoeda