Saúde
Nabo: Alimento subestimado? Motivos para incluí-lo na sua dieta
Você gosta de nabo? Se a sua primeira reação a essa pergunta foi uma bela franzida de testa ou careta, saiba que esse vegetal da família das couves é repleto de nutriente, antioxidantes e minerais essenciais para manter a saúde em dia, além de possuir pouquíssimas calorias.
Esse aliado pode parecer bastante improvável, uma vez que na culinária brasileira ele é raramente citado em receitas, mas segundo especialistas em nutrição, o nabo é fortemente subestimado, mas quem o adiciona na dieta não se arrepende!
Quais são as vantagens que o nabo oferece para o organismo?
A primeira vista o legume não impressiona, e apesar de existirem diversas variedades a mais comum encontrada nos supermercados é branca. No entanto, essa simplicidade esconde um enorme potencial multivitamínico, afinal tudo ali pode ser aproveitado, desde as folhas até o bulbo.
Para você ter noção, em apenas uma unidade é possível encontrar uma quantidade de 92% de água, fibras, vitaminas e substâncias anticancerígenas. De acordo com um levantamento realizado pro profissionais, 100 gramas de nabo possuem 28 kcal, 1,8 gramas de fibras, 90 gramas de água, 30 mg de cálcio, 191 mg de potássio…, etc.
Além disso, também estão presentes na estrutura do alimento, o zinco, o ferro, vitaminas do complexo B, A e E, principalmente na parte da sua folhagem, que também conta com 97 mg de vitamina C a cada 100 gramas.
E justamente por apresentar baixas calorias, ele é uma excelente opção para quem quer emagrecer, uma vez que a sua riqueza fibrótica proporciona maior sensação de saciedade, evitando que a pessoa sinta fome por mais tempo.
Por fim, como foi dito anteriormente, o vegetal também tem ação anticancerígena, uma vez que é rico em componentes como glucosinolatos e o indol-3-Carbinol. Portanto, vale super a pena começar a inserir esse legume aos poucos nas suas refeições, experimente ir começando devagarzinho até se acostumar com o gosto.
Lembrando que, existem várias receitas nas quais o nabo pode ser aproveitado, como saladas, tortas salgadas, sopas, pães, cozidos e até mesmo bolos.
E se você não tem afinidade com a cozinha, pode procurar receitinhas fáceis na internet ou então encomendar comida de restaurantes via Ifood, que tal?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp