Tecnologia
Namoro virtual elevado à quinta potência: programador cria IA para fazer o papel de namorada
Já considerou namorar uma Inteligência Artificial? Pois isso pode ser brevemente possível. Um programador criou uma ferramenta que vai elevar o namoro virtual para níveis jamais vistos antes.
O amor é lindo, concorda? Afinal, quem é que nunca realizou uma loucura quando estava apaixonado? Agora, um programador chamado Enias Cailliau resolveu extrapolar um pouco os limites, criando algo bastante singular.
E não, ele não fez nenhum pedido de casamento em público e gravou, em vez disso, o homem preferiu criar um app para clonar a própria namorada, utilizando IA (Inteligência Artificial).
Dessa forma, nasceu o GirlfriendGPT, ferramenta batizada pelo especialista e que pode recriar a personalidade de qualquer pessoa, usando posts dela nas redes sociais como base comportamental.
De onde surgiu a inspiração para criar a ferramenta?
Cailliau namora uma mulher chamada Sacha, e a namorada basicamente aprovou os experimentos. A versão em IA da garota interage com ele através do Telegram, podendo inclusive mandar mensagens, áudios e até mesmo fotos para o inventor.
Quando perguntado sobre o motivo que o levou a criar a versão virtual de sua própria parceira, ele afirma que ficou obcecado pelos modelos de linguagem avançada lançados pela OpenAI, por isso decidiu criar algo parecido.
Dessa forma, ele utilizou alguns programas já existentes que visavam recriar namoradas, e a partir daí criou a sua própria ferramenta, para qualquer pessoa poder construir uma “web namorada”.
Para desenvolver o novo aplicativo, Enias se valeu do Bard, o modelo de IA recém-lançado pela Google. Assim, Cailliau pode identificar os traços de personalidade da própria companheira e recriá-los.
Já para a parte da voz, ele se valeu do ElevenLabs enquanto o visual ficou por conta do Diffusion, que permitiu que Sacha enviasse imagens enquanto ambos mantinham uma conversa.
Porém, a curiosidade que fica é: O que será que a namorada de carne e osso achou de tudo isso? Bem, segundo a jovem, ela ficou lisonjeada por ter sido recriada com tanta perfeição, em vez de alguma influencer aleatória.
Para o inventor da plataforma, ela possui um potencial que ultrapassa a simples clonagem de personalidade e pode servir como companhia para pessoas depressivas ou com problemas de relacionamento.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia20 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?