Tecnologia
Namoro virtual elevado à quinta potência: programador cria IA para fazer o papel de namorada
Já considerou namorar uma Inteligência Artificial? Pois isso pode ser brevemente possível. Um programador criou uma ferramenta que vai elevar o namoro virtual para níveis jamais vistos antes.
O amor é lindo, concorda? Afinal, quem é que nunca realizou uma loucura quando estava apaixonado? Agora, um programador chamado Enias Cailliau resolveu extrapolar um pouco os limites, criando algo bastante singular.
E não, ele não fez nenhum pedido de casamento em público e gravou, em vez disso, o homem preferiu criar um app para clonar a própria namorada, utilizando IA (Inteligência Artificial).
Dessa forma, nasceu o GirlfriendGPT, ferramenta batizada pelo especialista e que pode recriar a personalidade de qualquer pessoa, usando posts dela nas redes sociais como base comportamental.
De onde surgiu a inspiração para criar a ferramenta?
Cailliau namora uma mulher chamada Sacha, e a namorada basicamente aprovou os experimentos. A versão em IA da garota interage com ele através do Telegram, podendo inclusive mandar mensagens, áudios e até mesmo fotos para o inventor.
Quando perguntado sobre o motivo que o levou a criar a versão virtual de sua própria parceira, ele afirma que ficou obcecado pelos modelos de linguagem avançada lançados pela OpenAI, por isso decidiu criar algo parecido.
Dessa forma, ele utilizou alguns programas já existentes que visavam recriar namoradas, e a partir daí criou a sua própria ferramenta, para qualquer pessoa poder construir uma “web namorada”.
Para desenvolver o novo aplicativo, Enias se valeu do Bard, o modelo de IA recém-lançado pela Google. Assim, Cailliau pode identificar os traços de personalidade da própria companheira e recriá-los.
Já para a parte da voz, ele se valeu do ElevenLabs enquanto o visual ficou por conta do Diffusion, que permitiu que Sacha enviasse imagens enquanto ambos mantinham uma conversa.
Porém, a curiosidade que fica é: O que será que a namorada de carne e osso achou de tudo isso? Bem, segundo a jovem, ela ficou lisonjeada por ter sido recriada com tanta perfeição, em vez de alguma influencer aleatória.
Para o inventor da plataforma, ela possui um potencial que ultrapassa a simples clonagem de personalidade e pode servir como companhia para pessoas depressivas ou com problemas de relacionamento.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos