Imposto de Renda - IRPF
Não declara Imposto de Renda? Conheça as penalidades e evite problemas
Deixar de declarar o IR gera consequências, não sendo aconselhável a nenhum cidadão. Saiba o que pode acontecer caso você não declare.
Está pensando em fugir da declaração de imposto de 2023? Não faça isso! Existem penalidades para os brasileiros que deixam de declarar à Receita Federal.
Se você recebe acima da faixa de isenção, você precisa declarar o seu imposto. Não perca o período para enviar, pois ele se inicia no dia 15 de março e se encerra em 31 de maio, um prazo maior do que os outros anos para a prestação de contas.
Seja qual for o motivo pelo qual você deixou de declarar seu Imposto de Renda, o cidadão irá enfrentar penalidades do Fisco.
A declaração de Imposto de Renda pode ser feita até de maneira virtual, por meio de um aplicativo para celular ou pelo programa para computadores. E com um prazo maior, não há muitas desculpas a se dar para não efetuar a declaração.
Não deixe para última hora! Sites e aplicativos quando possuem muitos usuários utilizando o serviço ao mesmo tempo podem sobrecarregar e acabar dando algum tipo de erro, o que pode prejudicar o contribuinte.
Penalidades
Aqueles que deixarem de declarar seu imposto deverão receber uma multa de 1% do valor do Imposto de Renda ao mês, podendo chegar a até 20% do valor do tributo.
Aqueles que acabarem por receber a multa, deverão pagá-la em até 30 dias. Caso não cumpra o período, serão cobrados juros de mora, com base na taxa Selic.
Se sua declaração lhe daria direito à restituição, no caso da multa não ser paga dentro do prazo estipulado o contribuinte, terá o valor descontado da restituição e com juros.
Dicas que irão facilitar sua vida
Não quer problemas com a declaração de Imposto de Renda e com a Receita Federal? As seguintes dicas te auxiliarão a não cometer erros.
Um dos passos mais importantes é separar todos os documentos necessários, relacionados a rendimentos, pagamentos, ganhos financeiros, entre outros, antes de começar a preparar sua declaração.
Com esses documentos em mãos, será muito mais fácil prosseguir com o processo, sem a preocupação de que pode ter esquecido de alguma coisa.
Devem ser inclusos os rendimentos de dependentes, como, por exemplo, pensão alimentícia. Vale lembrar que dependentes não podem ser inclusos em duas declarações.
Seja transparente com a Receita e informe de forma correta todos os seus ganhos e rendimentos do ano, assim como também os seus gastos. Além disso, revise sempre a declaração antes de enviar, para que erros sejam evitados e tudo esteja dentro dos conformes.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos24 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?