Economia
Não é mais obrigatório o uso de máscara facial nesta capital brasileira
Documento também autorioza o funcionamento de boates, salões de dança e danceterias com até 50% da capacidade.
Um decreto publicado pela prefeitura do Rio de Janeiro desobriga o uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos e sem aglomeração. O documento, que pode ser conferido no Diário Oficial nesta quarta-feira, 27, também permite o funcionamento de boates, salões de dança e danceterias com até 50% da capacidade.
Leia mais: “Não sou malvadão, não quero aumentar o preço de nada”, diz Bolsonaro sobre a inflação
Além disso, no caso de realização de festa em áreas públicas e particulares, será necessário uma autorização. A capacidade de público também deve ser de 50% do espaço. Por outro lado, no caso de eventos em locais abertos, a lotação máxima é de 1 mil pessoas, com o uso obrigatório de máscara de proteção facial.
A presença de público nos estádios e ginásios para competições esportivas também faz parte da lista de autorizações do novo texto. Para isso, os torcedores deverão apresentar o esquema vacinal completo ou realizar o teste antígeno ou PCR cerca de 48 horas antes das partidas.
Controle
A parte de fiscalização e cumprimento das normas ficará a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública e também da Guarda Municipal. Em caso de descumprimento das regras pode resultar em crime, com multa prevista no valor de R$ 562,42 para pessoas físicas que desobedecerem o decreto.
De acordo com o secretário municipal de Saúde da capital, Daniel Soranz, a decisão de liberar o uso de máscaras de proteção facial levou em consideração a redução no número de casos da doença, de transmissão e internação no Rio de Janeiro. Além disso, o município alcançou a marca de 65% da população completamente imunizada.
O secretário, no entanto, não descartou a possibilidade de retornar ao plano de flexibilização caso a situação epidemiológica na cidade ressurja.

-
Tecnologia1 dia atrás
Casa pré-fabricada da Amazon é opção acessível de habitação
-
Tecnologia2 dias atrás
Saiba por que você NUNCA deve carregar o celular no computador
-
Criptomoedas1 dia atrás
Britânico que jogou fora 8 mil bitcoins quer comprar aterro sanitário para recuperar fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Portugal cria novo regime de vistos para cidadãos da CPLP
-
Cotidiano2 dias atrás
Onda de calor: recorde de temperatura ameaça diversas regiões do Brasil
-
MEI2 dias atrás
Importante saber: veja lista de profissões que NÃO podem ser MEI
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
5 dicas de expressão corporal para ter sucesso na entrevista de emprego
-
Finanças2 dias atrás
Pagamentos do abono PIS/Pasep começam neste mês; veja quem pode receber