Conecte-se conosco

Agronegócio

Não estamos pirando na batatinha: saiba como enraizar rosas em batatas

Conheça esse método diferente e incomum, mas, ao mesmo tempo, muito simples, rápido e prático para plantio de roseiras.

Publicado

em

As rosas são plantas maravilhosas, comumente cultivadas em jardins, canteiros e vasos para a ornamentação de ambientes. Além disso, são ótimas opções para presentear, sendo, pois, muito útil tê-las em casa.

E, se você é apaixonado por roseiras, saiba que existe um método muito simples para a obtenção de mudas: por estaquia na batata. Isso mesmo!

Se você quer obter sucesso no cultivo de rosas, vale a pena utilizar batatas como enraizador natural. Desse modo, sua mudinha criará raízes facilmente, e você poderá ter uma infinidade de variedades de rosas.

Então, fique atento a essa dica de cultivo que é batata!

Passo 1

Primeiramente, escolha uma batata inglesa saudável. É importante que a batata não esteja verde.

Passo 2

Feito isso, retire algumas estacas de aproximadamente 30 cm de uma roseira adulta. Faça cortes na diagonal com uma tesoura de poda desinfetada. Remova a maior parte das folhas e reserve.

Passo 3 

Escolha um vaso com furinhos no fundo e coloque pedras ou argila expandida. Em seguida, preencha com substrato bem adubado e rico em matéria orgânica.

Passo 4 

Finque, com cuidado, uma estaca de roseira na batata. Insira a rama até a metade. Depois, abra uma pequena cova no vaso e coloque a estaca com a batata. Cubra com terra até tampar toda a batatinha e regue com cuidado, de modo que o substrato fique levemente úmido.

Coloque uma proteção contra ventos, caso necessário. Você pode utilizar uma garrafa pet.

Passo 5

Deixe o vaso em local com incidência de luminosidade indireta nos primeiros dias. Depois que a muda enraizar e começar a soltar brotos, coloque a roseira sob sol pleno.

Passo 6

As regas são muito importantes e devem ser feitas com frequência. A adubação do solo e cuidados para evitar certas pragas também merecem especial atenção. Depois que a planta estiver desenvolvida, faça podas para favorecer a floração. Desse modo, suas rosas ficarão sempre lindas e perfumadas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS