Finanças
Não fique na dúvida! Saiba como verificar pelo celular se seu nome está no SPC e evite surpresas.
Aplicativo SPC Consumidor permite busca rápida e fácil sobre a situação cadastral de cada indivíduo. A ferramenta informa até a pontuação do cliente.
Descobrir se o seu nome foi inserido no famoso e temido Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é tarefa fácil e pode ser feito, inclusive, pelo telefone celular.
A consulta é realizada pelo aplicativo SPC Consumidor, disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS). Ele permite buscas grátis sobre a situação do CPF de cada usuário.
Para realizá-la, basta fazer um cadastro rápido com os dados pessoais. Por meio do aplicativo, o cidadão descobre se tem dívidas ativas e, também, quais empresas estão reclamando o débito.
Sobre o SPC
O SPC é, basicamente, um banco de dados que faz parte do sistema da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que é constituída pelas CDLs de todo o país.
Esse banco reúne informações do comércio de todas as partes do Brasil e aponta dívidas ativas ou em atraso associadas aos CPFs dos clientes em questão.
Isso facilita a identificação, por parte dos lojistas e empresários, daqueles que possuem algum quadro de inadimplência, antes da realização da venda.
Negociação
Além disso, o cadastro no sistema do SPC e as sanções subsequentes são uma forma de tentar negociar condições para o pagamento da dívida, como parcelamento e até oferta de desconto.
O aplicativo SPC Consumidor, por exemplo, exibe o chamado Score do perfil, que é a numeração usada pelos bancos para medir a situação financeira do cliente. Essa pontuação pode ajudar na hora da negociação.
Veja como descobrir se o seu nome foi parar no SPC
- Primeiro, abra o aplicativo (SPC Consumidor) e toque na setinha para pular as telas de boas-vindas;
- Em seguida, pressione o botão “Faça seu cadastro” para criar uma conta. Se você já tiver uma conta, basta clicar em “Já tenho uma conta” e prosseguir com o login;
- O cadastro para ter acesso ao aplicativo exige os seguintes dados: CPF, data de nascimento, e-mail e celular. Depois de informar esses dados, crie uma senha;
- Ao final desse processo de cadastro, confirme a criação da conta digitando o código enviado por e-mail ou SMS. Com isso, o login será feito de forma automática;
- Já na tela principal do aplicativo, é possível visualizar a informação de que o seu nome está ou não inscrito no SPC. Se não, o app informa que não há dívidas registradas;
- Na mesma tela, é possível ver, ainda, o seu Score. É tudo muito simples e fácil.
Se o seu nome estiver inserido no SPC com alguma dívida ativa, busque pela negociação para efetuar o pagamento. Ficar com o nome sujo na praça não é uma boa ideia.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes