Conecte-se conosco

Automobilística

Não seja enganado: saiba como checar a quilometragem real do carro

Evite ser pego em golpes e fraudes e aprenda como identificar sinais de que a quilometragem de um veículo não é bem aquela que está acusando no painel.

Publicado

em

Quando você compra um carro usado, uma das coisas que você mais quer e precisa saber é quantos quilômetros ele já rodou, não é mesmo? Essa informação, apesar de não ser a única, é uma das mais importantes, já que pode influenciar no preço, na durabilidade e na manutenção do veículo.

Mas como ter certeza de que o hodômetro não foi adulterado para mostrar uma quilometragem menor do que a real? Infelizmente, essa é uma prática relativamente comum, mesmo sendo crime. Sim, segundo o artigo 7, inciso IX, da Lei nº 8.137/90, é crime vender veículo com informação conhecidamente equivocada sobre a quilometragem.

Felizmente, para quem pretende comprar um usado, é possível usar algumas técnicas para verificar se o hodômetro foi ou não adulterado, com uma precisão satisfatória, inclusive. Então, pensando na segurança dos consumidores por aí, separamos algumas dicas para conferir antes de fechar qualquer negócio.

Como verificar se a quilometragem foi adulterada

Verificação eletrônica

Essa é uma opção viável para carros modernos, que armazenam os dados de rodagem em suas unidades de controle eletrônico. Nesses casos, é possível usar um scanner OBD para conferir as informações dispostas no painel com a s que foram armazenadas eletronicamente.

Histórico de manutenção

Caso haja uma diferença muito grande entre os quilômetros registrados nas manutenções do veículo e a indicada no painel, é um sinal bem grande de adulteração das informações.

Pneus

A condição dos pneus, apesar de não ser um fator determinante, definitivamente pode ajudar a acender um sinal de alerta em relação à manipulação de quilometragem. Afinal, se a distância percorrida for baixa, não faz muito sentido os pneus estarem extremamente desgastados, não é?

Desgaste geral

Assim como os pneus, outros componentes internos e externos, como volante, assentos, maçaneta, pedais, câmbio e freio de mão, estiverem desgastados desproporcionalmente à quilometragem rodada, é um sinal de que o proprietário pode ter sido desonesto e manipulado as informações no painel.

Experiência profissional

Por fim, caso você tenha alguns indícios de que a quilometragem foi adulterada, ou simplesmente suspeite, pode ser uma boa ideia consultar um mecânico experiente, que, muito provavelmente, terá mais conhecimento do que você para verificar esses sinais e determinar se a compra é segura ou não.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS