Conecte-se conosco

Economia

Negativados voltam a ficar com o nome limpo no SPC e Serasa depois de 5 anos?

Entenda o que realmente acontece quando o nome do consumidor fica inscrito por mais de cinco anos nas listas de órgãos de proteção ao crédito.

Publicado

em

Cobrança de dívidas

Embora existam instituições que liberam crédito para negativados, em muitos casos, ter o nome sujo junto aos birôs de crédito como SPC e Serasa, dificulta o acesso a empréstimos, financiamentos, cartões, entre outros serviços. Assim, muitos anseiam se livrar dessas restrições no CPF e recuperar o crédito no mercado.

Por outro lado, existe uma crença popular de que, depois de cinco anos negativado, a dívida prescreve e o nome do cidadão é retirado dessas listas. Desta forma, quando esses consumidores não desejam ou não tem condições de quitar a dívida, por exemplo, acabam simplesmente esperando este prazo chegar ao fim, sem se preocupar em regularizar sua situação.

Afinal, o nome do consumidor realmente volta a ficar limpo após cinco anos? A resposta é sim. Este é o prazo máximo que as empresas tem para cobrar uma dívida. Depois disso, não é possível solicitar a negativação do nome do devedor nos birôs de crédito, e as restrições já existentes são retiradas.

Contudo, mesmo com o nome limpo, a dívida continuará existindo, inclusive com incidência de juros. Assim, o banco ou empresa credora poderá continuar realizando a cobrança normalmente. O que acontece é que, sem a restrição, o consumidor poderá voltar a solicitar crédito em outras instituições, com maiores chances de aprovação.

Vale destacar que o credor também pode recorrer à Justiça para receber o pagamento, o que pode resultar na perda de bens móveis e imóveis, por exemplo, a fim de cobrir o valor devido.

Caso a restrição permaneça após o prazo de cinco anos, o consumidor poderá solicitar uma compensação monetária indenizatória. Isso porque, segundo a legislação, as restrições no CPF podem acarretar prejuízo ao devedor.

A melhor alternativa, portanto, é pagar a dívida. Verifique regularmente a situação do seu CPF e, caso haja alguma restrição, procure regularizá-la o quanto antes para evitar cobranças incômodas e outros problemas relacionados à negativação. Campanhas de renegociação de dívidas, como o Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo, são boas oportunidades para quitar os débitos com grandes descontos e se livrar das restrições.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.