Bancos
Nigéria oficializa a moeda digital eNaira e passa a ser o 1º país da África a ter o ativo
O país junta às Bahamas e ao Banco Central do Caribe Oriental
A Nigéria oficializou a moeda digital eNaira e, com isso, passou a ser o primeiro país do continente africano a ter o ativo.
De acordo com o presidente Muhammadu Buhari, a Nigéria se tornou o primeiro país da África e um dos primeiros no mundo a introduzir uma moeda digital para seus cidadãos. Ele discursou no lançamento em Abuja, a capital. “A adoção da moeda digital do banco central e sua tecnologia subjacente, chamada blockchain, pode aumentar o produto interno bruto”, disse.
Segundo a Bloomberg, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta PIB para a maior economia da África em US$ 480 bilhões em 2021.
Moeda Digital
Conforme o Banco Central da Nigéria, a emissão da moeda digital, chamada de eNaira, ocorre depois que a autoridade monetária do país, no início de fevereiro, proibiu bancos e instituições financeiras de transacionar ou operar com criptomoedas, pois representavam uma ameaça ao sistema financeiro.
Conforme a Bloomberg, desde o lançamento da plataforma eNaira houve mais de 2,5 milhões de visitas diárias, com 33 bancos integrados na plataforma, e mais de 2.000 clientes integrados.
Também disse que as moedas digitais do banco central, ou CBDCs, são moedas nacionais – ao contrário de suas contrapartes criptográficas, como Bitcoin e Ethereum, que são valorizadas, em parte, porque não estão vinculadas à moeda fiduciária. A eNaira complementará a naira física, que enfraqueceu 5,6% neste ano.
Para as autoridades do país, a moeda digital deverá impulsionar o comércio internacional e a inclusão financeira, tornando as transações mais eficientes e melhorando a política monetária.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia20 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas17 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?