Conecte-se conosco

Economia

No ‘embalo’ de Wall Street, bolsas asiáticas registram forte alta

Avanço de bolsas ianques, ante a iminente queda de juros pelo Fed, ‘turbinou’ mercado oriental

Publicado

em

Como reflexo dos ganhos auferidos pelas bolsas dos EUA – que variaram entre 5% e 6,5%, na semana passada, no melhor desempenho do ano – a reboque da expectativa de queda (a partir de maio do ano que vem) dos juros básicos pelo Federal Reserve (Fed), as bolsas asiáticas registraram alta expressiva, na sessão desta segunda-feira (6).

Diante desses fatores favoráveis da terra do ‘Tio Sam’, os índices ‘decolaram’, a exemplo do sul-coreano Kospi, que saltou 5,66% a 2.502,37 pontos, impulsionado pela medida que proíbe a venda de ações a descoberto naquela país; o nipônico Nikkei voltou forte do feriado, avançando 2,37% a 32.798,48 pontos; o Hang Seng, de Hong Kong cresceu 1,71% a 17.966,59 pontos, e o taiwanês Taiex ganhou 0,86% a 16.649,36 pontos.

Confirmando o viés positivo, o chinês Xangai Composto teve alta de 0,91%, a 3.058,41 pontos, enquanto o Shenzhen Composto valorizou 2,13%, a 1.914,97 pontos. Também no azul, o índice australiano S&P/ASX 200 aumentou 0,28% a 6.997,40 pontos, enquanto o mercado local aguarda a decisão do bc do país, o RBA, em relação aos juros locais.

Entre as movimentações do mercado mandarim, o destaque coube à Yangtze Memory Technologies Corp (YMTC), maior produtora de chips de memória Nand, que teria recebido uma injeção de capital no montante de US$ 7 bilhões em 2022, por parte de acionistas como o China Integrated Circuit Industry Investment Fund, o que superou a expectativas de analistas.

Localizada em Wuhan, capital e maior cidade da província de Hubei, na região central da China, a YMTC é a principal ‘aposta’ do governo de Pequim, que a considera ‘peça-chave’ da busca de autossuficiência chinesa, em matéria da concorrida indústria de semicondutores, sobretudo após as restrições comerciais impostas pelos EUA à China, no sentido de limitar o acesso a tecnologias avançadas na fabricação de chips.

Também avançaram no mercado chinês, as ações da Citic Securities(+4,4%), a East Money Information, cresceu 2,8%, a Beijing Kingsoft Office Software avançou 6,3%, enquanto a iFlytek subiu 3,0%

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS