Automobilística
No radar, mau motorista: Entenda como a nova tecnologia funciona
Por aqui, não é incomum se deparar com motoristas “espertinhos”, que freiam em cima dos radares e depois voltam a acelerar acima da velocidade permitida na via, driblando a fiscalização que poderia multá-los e anotar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, esse jeitinho brasileiro pode estar chegando ao fim, pelo menos nas cidades de Curitiba e São Paulo, que trouxeram uma nova tecnologia para os radares, chamada de Efeito Doppler. Não sabe o que é esse fenômeno? Continue lendo e descubra tudo.
O que são os radares de Efeito Doppler?
Os radares de Efeito Doppler utilizam o princípio do fenômeno para diversas finalidades, como detectar a presença de objetos, identificar acontecimentos meteorológicos e, claro, medir velocidades. Esses radares, inclusive, eram de uso exclusivamente militar até a 2ª Guerra Mundial, quando passou a ser comercializado e utilizado em outras áreas.
Para verificar o Efeito Doppler, o alvo precisa ter uma componente radial da velocidade relativa ao radar, assim o movimento aponta uma variação de frequência emitida pela fonte, no caso, os veículos. O radar emite um sinal de rádio que permite diferenciar objetos parados dos que estão em movimento.
Desse modo, o radar pode ser usado para aferir a velocidade de um objeto específico e apontar a sua localização, sendo de comum utilização na fiscalização de trânsito nos países mais tecnologicamente desenvolvidos. Além disso, os radares com Efeito Doppler são muito usados na meteorologia, agricultura, previsão do tempo e tráfego aéreo.
Radares de Efeito Doppler no Brasil
Como mencionado, Curitiba e São Paulo são duas cidades que estão apostando na tecnologia para identificar e punir os maus motoristas, inclusive aqueles que se consideram mais espertinhos e têm o costume de diminuir a velocidade em cima da fiscalização, apenas para voltar a acelerar depois.
Com o Efeito Doppler, é possível medir a velocidade dos veículos até 50 metros após o ponto em que o radar está instalado. Não só isso, mas os aparelhos também registram imagens de mudanças de faixa ilegais e avanços de sinal vermelho no semáforo.
Ainda não é motivo de pânico para os adeptos do jeitinho brasileiro, já que os novos aparelhos não podem gerar multas, visto que ainda estão passando pelo período de testes. Mas é melhor se acostumar e seguir as leis de trânsito, pois, em breve, esses radares poderão autuar infratores, caso o Conselho Nacional de Trânsito aprove.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?