Finanças
Nome sujo? Confira agora como saber qual é a sua situação na praça
O nome sujo pode complicar muito a vida do consumidor. Mas você sabe como anda a sua situação financeira? Aprenda a consultar aqui.
Uma complicação na vida do brasileiro atualmente é ter seu nome na lista de pessoas com restrição de crédito, isto é, estar com o “nome sujo”. A inserção do nome nessa lista pode ocorrer por diversas razões, sendo a mais comum a inadimplência em algum pagamento, seja de bens, serviços ou até mesmo valores.
Os comerciantes, os bancos, as financeiras e os prestadores de serviço podem consultar essa lista tendo acesso ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) de quem pretende fazer a compra de um produto ou a contratação de um serviço ou empréstimo.
O Mapa de Inadimplência do Brasil informa que mais de 60 milhões de brasileiros tem dívidas em aberto e estão com o “nome sujo” e, portanto, com restrições que os impedem de realizar algum tipo de compra ou transação.
É sempre importante manter o pagamento de dívidas em dia para evitar que seu nome seja incluído nessa lista que causa restrição de consumo. Caso o nome e CPF já estejam nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, é preciso quitar as dívidas pendentes para que o nome volte a ficar “limpo”.
Como consultar sua situação?
A consulta pelo CPF pode ser realizada para saber se existem restrições em órgãos de proteção ao crédito, além de registros de dívidas e protestos em seu nome. As dívidas, caso existam, aparecem de forma detalhada, especificando o valor devido e a empresa cobradora.
O portal da Serasa disponibiliza essa consulta. O cadastro no site é rápido e fácil e permite acesso completo a todos os dados sobre restrições e dívidas cadastradas no CPF de cada pessoa.
Outro site que permite a consulta pelo CPF é o do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O cadastro também é simples e pode ser realizado pelo próprio usuário de forma segura.
Os dados mantidos nesses portais podem ser consultados pelo comércio, bancos e outras instituições, com a finalidade de saber se o possível comprador ou contratante é um bom pagador de suas dívidas.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga