Conecte-se conosco

Educação

Nomes PROIBIDOS no Brasil: Cuidado ao registrar seu bebê!

Gosto é algo que não se discute, mas na hora de nomear seu bebê, prevalece evitar prejuízos futuros. Dessa forma, cartórios podem negar nomes.

Publicado

em

Ter um filho é um momento para lá de especial, um novo serzinho no mundo que o seu amor foi capaz de criar. Nomear um filho é uma honra que alguns pais levam a sério demais.

A criatividade, principalmente dos brasileiros, é sem limites. Mas não vá pensando que qualquer nome será registrado apenas porque os pais decidiram.

Os cartórios têm o direito de recusar o registro de nomes caso venham a trazer futuros prejuízos à criança. Dessa forma, alguns nomes são proibidos de serem registrados no Brasil.

Essa recusa por parte do cartório é apoiada pela Lei 6.015/73, que permite que o oficial de registro negue o registro caso esse nome possa constranger a criança a longo prazo.

Caso um nome possa vir a ser constrangedor, o escrivão pode questionar os pais sobre o motivo da escolha, o significado e ir direcionando os responsáveis para outras alternativas. Até que, de fato, caso os pais não decidam mudar o nome, a recusa acontece.

Pela lei, é dada certa liberdade a cada cartório para decidir quais nomes registrar ou não. Não existindo assim uma lista de nomes que não podem ser registrados. No entanto, há uma lista de termos, palavras de duplo sentido, ofensivas, entre outras, que não podem ser registradas como nome.

Nomes proibidos

Vamos conhecer alguns dos termos que são proibidos de serem registrados como nomes no Brasil? Começando por um bem engraçado, não é possível registrar seu filho como “Papai Noel”. Nem mesmo como “Sem Mãe”, “Fulano de Tal” e “Dita Cuja”.

Outros termos também são proibidos, como “A mesma”, “Não Consta”, “Uh Terere”, “Tanajura” e “Cachorra”. Alguns termos em inglês também são proibidos, como “My Precious”.

Mas não é só o Brasil que tem uma lista de nomes proibidos. Outros países, como México, Austrália, Inglaterra e França, também possuem proibições de nome. Por exemplo, na Austrália e no México, não se pode registrar seu filho como “Hitler”, o motivo é bem óbvio, não é?

Na França, os nomes Mini Cooper e Manhattan são proibidos. Já no México, é proibido o registro dos nomes Facebook, James Bond, Rambo, Batman e Burger King.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS