Política
Notícia incrível para autônomos: Minha Casa, Minha Vida pode se tornar uma realidade para a categoria
O Minha Casa, Minha Vida é um dos programas mais populares criados pelo Governo Federal. Seu principal objetivo é conceder o acesso a moradias para milhares de famílias de baixa renda. Entretanto, recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que a iniciativa também contemplasse cidadãos de classe média.
Dessa forma, a medida se tornaria cada vez mais abrangente e mais brasileiros poderiam estar adquirindo um lar para chamarem de seu. Então, se você é um trabalhador autônomo, hoje temos notícias que com certeza vão te deixar bastante animado.
O poder público está estudando meios de tornar a comprovação de renda mais facilitada para pessoas que se enquadrem na referida categoria, de modo a facilitar a adesão deste público, em especial, ao programa governamental.
O que mudará, caso a ideia seja aprovada?
Essa informação foi divulgada para a imprensa no último dia 19 de julho (quarta-feira) pelo Ministro das Cidades, Jader Filho, e deixou muita gente esperançosa. Assim, para estar inserido na iniciativa habitacional, o cidadão precisa antes comprovar quanto de renda ele recebe mensalmente.
Entretanto, sabemos que, para um autônomo, tal comprovação é bastante difícil, uma vez que em muitos casos essa atividade não fornece um faturamento fixo e a renda é quase sempre variável. Logo, motoristas de aplicativo, catadores de recicláveis e vendedores ambulantes se viam excluídos do Minha Casa, Minha Vida por conta desse problema.
Somente no Brasil, há uma estimativa média de que em torno de 38,8 milhões de pessoas trabalhavam informais no ano passado (2022) e tal porcentagem representa 39,6% da população que se encontra economicamente ativa.
Nas palavras do ministro Jader Filho:
“A equipe da Secretaria Nacional de Habitação, através do secretário Ailton Madureira, tem feito esse estudo junto à Caixa Econômica Federal para que nós possamos apresentar uma proposta à Casa Civil, ao presidente Lula, para atender esse público.”
E ele justifica:
“São essas pessoas que têm renda, mas não conseguem fazer a comprovação dessa renda. É o motorista de Uber, é o catador de material reciclável, [são] os autônomos todos que acabam não tendo carteira assinada e não conseguem fazer essa comprovação.”

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira22 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia17 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?