Cotidiano
Nova carteira de identidade já é obrigatória?
Em alguns estados, o novo documento já pode ser emitido.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem sido uma grande novidade para os moradores do estado do Rio de Janeiro, com mudanças significativas em relação ao antigo Registro Geral (RG).
Desde o dia 2 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) passou a emitir o novo documento para pessoas de todas as idades.
O estado traz inovações como a substituição da digital do polegar por um QR Code e a exclusão do número do RG, substituído pelo CPF como identificador em todo o território.
Como emitir a nova CIN
Para quem está interessado em emitir a nova CIN, é importante seguir o passo a passo para fazer o agendamento online disponibilizado pelo Detran-RJ.
O processo é simples e pode ser feito através do site do órgão, no qual o usuário tem de preencher algumas informações pessoais e escolher a data, horário e local para atendimento.
Vale ressaltar que é necessário agendamento prévio para atendimento em um dos postos, exceto para idosos, lactantes, gestantes e pessoas com deficiência.
A primeira via da CIN é gratuita, enquanto a segunda custa o mesmo valor da segunda via da identidade tradicional, R$ 51,18.
Uma das principais dúvidas sobre a nova Carteira de Identidade Nacional é se a emissão é obrigatória. A resposta é não, a atualização do documento só será obrigatória a partir de fevereiro de 2032, até lá o RG antigo ainda é válido.
Além disso, pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não realizar a mudança do documento.
CIN já pode ser emitida em alguns estados brasileiros – Imagem: reprodução
Outra questão relevante sobre a CIN é a funcionalidade do QR Code presente no verso do documento. Ele serve como mais um instrumento de segurança, dificultando fraudes e permitindo a digitalização da carteira.
O CPF agora passa a ser o número único e suficiente para a identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos e para instituições privadas.
A nova Carteira de Identidade Nacional traz consigo diversas inovações e melhorias em relação ao documento antigo. O objetivo é facilitar a identificação dos cidadãos e garantir mais segurança por meio de tecnologias como o QR Code.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio10 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças17 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer