Automobilística
Nova lei proíbe veículos motorizados em ciclovias e calçadas
Os veículos elétricos estão cada vez mais populares, incluindo bicicletas, motos e outros autopropelidos, como skates e patinetes. No entanto, algumas questões surgem com o uso desse tipo de locomoção.
Por exemplo, é possível, ou deveria ser, transitar com veículos assim em calçadas ou faixas destinadas exclusivamente às bicicletas tradicionais? É exatamente isso o que os legisladores e políticos do Executivo estão tentando compreender e regulamentar, de maneira a garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas. No Rio de Janeiro, as opiniões estão divididas atualmente.
Recentemente, um Projeto de Lei (PL) foi aprovado na Câmara Municipal, visando proibir motos elétricas, veículos autopropelidos e bicicletas elétricas de circularem na faixa feita para as bicicletas comuns. Esse PL ainda será analisado para sanção ou veto de Eduardo Paes.
No mês de julho, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor, estabelecendo que algumas bicicletas mais rápidas e robustas trafeguem apenas nas ruas.
Mas se você mora no Rio de Janeiro ou está passando um tempo pelas ruas da cidade e não entende muito bem por que alguns desses veículos elétricos ainda são frequentemente vistos transitando pelas ciclofaixas, é exatamente pelo projeto de lei ainda depender de sanção ou veto por parte do prefeito do município.
Afinal, o que pode e o que não pode?
- Ciclomotores (veículos motorizados e robustos) devem trafegar na rua, devidamente emplacados e licenciados, e a pessoa que conduz deve ter carteira de habilitação.
- Bicicletas, patinetes e skates elétricos que não ultrapassem 32 km/h podem trafegar normalmente pela ciclovia, sem exigir carteira de motorista. O limite de velocidade é estabelecido pelo município.
- Bicicletas elétricas (com ou sem pedal) que ultrapassem os 32 km/h, motonetas que imprimam mais que o limite de velocidade estabelecido, carros e motocicletas não podem transitar pelas ciclovias.
- Caso o projeto seja sancionado por Eduardo Paes, serão proibidas as bicicletas elétricas e os demais ciclomotores nas ciclovias. Caso seja vetado, é possível que os vereadores mantenham a decisão e criem um Decreto, estabelecendo a proibição de qualquer maneira.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Agronegócio19 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Investimentos2 dias atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Finanças1 dia atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia2 dias atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Bancos13 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer