Conecte-se conosco

Economia

Nova Previdência: Trabalhadores enfrentam desafios para se adaptar!

Este ano completa 4 anos da reforma da Previdência, que até hoje traz dúvidas aos trabalhadores. Saiba mais sobre as mudanças que ocorreram.

Publicado

em

A reforma da Previdência ocorreu em 2019 e, neste ano, fará quatro anos desde que entrou em vigor. Ainda assim, muitos trabalhadores ficam confusos sobre como planejar sua aposentadoria.

A aposentadoria é um direito do trabalhador que contribuiu para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para muitos, é mais do que um direito, é um sonho, quando finalmente podem ter tempo para curtir seus hobbies e sua família.

Ainda há muitas dúvidas entre os trabalhadores, especialmente em relação à idade mínima necessária para se aposentar. Além disso, é importante ressaltar que o que era válido no ano passado não é mais válido em 2023.

Existem várias opções de aposentadoria, como a aposentadoria por tempo de contribuição, que é válida apenas para quem está incluído na regra de transição, por idade, invalidez e aposentadoria especial.

Antes da reforma, para se aposentar por idade, era necessário que as mulheres tivessem no mínimo 60 anos e os homens, no mínimo, 65. Quanto à idade para a aposentadoria por invalidez, essa deixou de ser um requisito.

Com a reforma, as regras por idade diferem para trabalhadores que ainda estão no mercado de trabalho, independentemente de contribuírem antes ou depois de 2019.

O que diz a regra de transição?

As regras de transição foram criadas para aliviar as mudanças para aqueles que estavam perto da tão sonhada aposentadoria, mas não cumpriram todos os requisitos antes da reforma.

Seguindo a regra, as mulheres devem ter uma idade mínima inicial de 60 anos, acrescida de seis meses por ano a partir de 2020, além de 180 meses de carência e pelo menos 15 anos de contribuição. Assim, para se aposentar em 2023, as mulheres devem ter 62 anos.

Por outro lado, os homens devem ter 65 anos, pelo menos 15 anos de contribuição e um período de carência de 180 meses.

Solicitando a aposentadoria

Hoje, não é necessário sair de casa para dar entrada na aposentadoria. É possível usar os meios de comunicação oferecidos pelo INSS, como o site Meu INSS ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS