Conecte-se conosco

Economia

Nova rodada de saque do FGTS está disponível hoje. Veja quem tem direito

Modalidade possibilita que trabalhadores com carteira assinada possam retirar parte do seu FGTS todos os anos.

Publicado

em

Milhões de trabalhadores nascidos em novembro já podem retirar parte do saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro está disponível para quem aderiu ao saque-aniversário ou vai optar pela migração até o último dia deste mês.

Leia mais: Não para: Gasolina sobe para R$ 9,66 em Noronha; Média nacional é de R$ 6,56

O saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão, liberado em caso de demissão sem justa causa. Ao optar por ele, o trabalhador pode sacar parte do seu FGTS todos os anos, entre o mês do seu aniversário e o último dia útil do segundo mês subsequente. Contudo, ele perde o direito a retirar todo o saldo acumulado caso perca o emprego.

Dessa forma, os nascidos em novembro têm até 31 de janeiro de 2022 para fazer a retirada. Caso a mudança de modalidade seja realizada após seu mês de nascimento, o cidadão só terá acesso aos valores no ano seguinte.

Como migrar para o saque-aniversário

A mudança de modalidade de saque do FGTS pode ser feita pela internet, no site fgts.caixa.gov.br ou aplicativo “Meu FGTS”. Basta concordar com os temos e condições e confirmar a migração.

Já para descobrir o saldo disponível em suas contas vinculadas ao fundo, é só entrar no site da Caixa ou o aplicativo FGTS. O trabalhador deve informar NIS ou CPF e cadastrar uma senha para ter acesso às informações.

Calendário saque-aniversário do FGTS

Confira quem ainda pode sacar o FGTS em 2021:

Mês de nascimento Período para saque
Setembro Setembro a 30 de novembro
Outubro Outubro a 31 de dezembro
Novembro Novembro a 31 de janeiro de 2022
Dezembro Dezembro a 28 de fevereiro de 2022

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS