Economia
Novas parcelas dos Auxílios Caminhoneiro e Taxista serão pagas HOJE
Confira o calendário do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista para os próximos meses. O pagamento de setembro será feito amanhã (24/9).
Frente à crise econômica impulsionada pela pandemia de Covid-19, muitos auxílios foram implementados pelo Governo Federal com o intuito de auxiliar financeiramente os cidadãos brasileiros. Entre esses auxílios, existem o Auxílio Caminhoneiro e o Auxílio Taxista. Ambos os benefícios possuem o valor de mil reais e são recebidos através de uma poupança digital no aplicativo Caixa Tem.
Nesse sentido, o Governo Federal divulgou recentemente o calendário de pagamento das novas parcelas do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista. Esses subsídios estão previstos para cair na conta de milhares de beneficiários já no fim de semana. Segundo o calendário, os pagamentos serão realizados no dia 24 de setembro, sábado.
Somente neste mês, os caminhoneiros que enviaram a autodeclaração até o dia 12 de setembro para regularizar seu cadastro receberão a parcela retroativa desse auxílio, que se iniciou em agosto. Logo, essas pessoas receberão duas parcelas do auxílio, tanto a de setembro quanto a de agosto.
Diante disso, confira abaixo o calendário de liberação dos benefícios:
- 24 de setembro: 3ª parcela;
- 22 de outubro: 4ª parcela;
- 26 de novembro: 5ª parcela;
- 17 de dezembro: 6ª parcela.
Como solicitar o Auxílio Caminhoneiro?
Oficialmente intitulado de “Bem Caminhoneiro”, esse auxílio é voltado para os transportadores de carga autônomos do Brasil com registro ativo até 31 de maio deste ano. Para receber o benefício, é necessário:
- Ter cadastro ativo no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até a data mencionada;
- Estar com o CPF e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válidos;
- Enviar a autodeclaração (apenas quem não registrou operação de carga em 2022).
Como solicitar o Auxílio Taxista?
Já para receber o benefício chamado originalmente de “Bem Taxista”, o qual é direcionado aos motoristas de táxi com cadastro ativo na prefeitura do município onde trabalham até 31 de maio deste ano, é necessário:
- Estar com o CPF e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válidos;
- Ser titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional.
Por fim, ao todo serão pagas seis parcelas de R$ 1 mil aos caminhoneiros e aos taxistas, lembrando que o benefício será finalizado em dezembro deste ano. É importante ressaltar ainda que os pagamentos dos auxílios serão realizados através de uma conta Caixa Tem do beneficiário. No caso de o interessado não possuir conta na Caixa Econômica Federal, não há problema algum, pois uma conta é criada automaticamente com o CPF do taxista ou caminhoneiro.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção