Conecte-se conosco

Economia

Novas regras para antecipação de recebíveis prometem fôlego extra ao varejo

As modificações entram em vigor a partir de 3 de novembro e prometem mais liquidez, segurança e transparência nas operações de crédito.

Publicado

em

Com o aval da convenção de recebíveis de cartão, o Banco Central do Brasil (BC) objetiva expandir o mercado de crédito com garantia de recebíveis, promovendo mais competitividade no setor. E a Accesstage, uma fintech que agrega tecnologia e serviços para simplificar e proporcionar maior performance na gestão financeira, saiu na frente e estabeleceu parceira com a primeira registradora de recebíveis autorizada pelo BC, a CERC Central de Recebíveis. 

“Essa parceria é de extrema importância para o mercado, principalmente nesse momento, pois viabiliza a participação de um conjunto bem mais amplo de players desse novo modelo definido pelo Banco Central do Brasil”, afirma o CEO da CERC, Fernando Fontes. “A Accesstage, além de prover tecnologia compatível com o novo modelo de registro, também vai permitir a implantação dentro do prazo estabelecido nas normas, para várias instituições que ainda tinham dificuldades de se integrar em tempo hábil, realizando todas as adaptações necessárias”, acrescenta.

As modificações entram em vigor a partir de 3 de novembro e prometem mudar totalmente o segmento, oferecendo mais liquidez, segurança e transparência nas operações de crédito. Isso porque todas as transações para pagamentos com cartões deverão ser inscritas pelas adquirentes nas registradoras.

Com a alteração, o leque de oportunidades se amplia para factorings, financiadoras, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e securitizadoras, dispondo da maior chance de negociar e oferecer crédito baseado nos recebíveis de cartão. “Um mercado que era bem restrito passa a contar com inúmeras opções. A competitividade aumenta substancialmente”, destaca o CEO da Accesstage, Celso Sato.

Por meio da Veragi, plataforma financeira da Accesstage, será agregado também o recurso de integração das financiadoras com o novo mercado de antecipação de recebíveis das vendas com cartões. Antes, a ferramenta dispunha apenas de soluções completas para contas a pagar, contas a receber, tesouraria e antecipação de recebíveis de duplicatas/notas fiscais. De acordo com o BC, estima-se cerca de R$ 1,8 trilhão em crédito de recebíveis de cartão todos os anos no país.

Além de consolidar e conciliar os recebimentos com cartões, as soluções Tiquei e Access Card dispõem de novos recursos que permitirão ao varejista pedir a antecipação/negociação das vendas por cartões com financiadores legitimados nessas ferramentas. Só os usuários das soluções de cartões movimentam aproximadamente R$ 1,5 bilhões ao mês nas plataformas Accesstage.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS