Conecte-se conosco

Agronegócio

Novidade quente para os amantes de café: Será que é melhor preparar a bebida no coador ou no filtro?

Qual seria o café mais gostoso, aquele feito com coador ou o preparado usando filtro de papel? Essa discussão é antiga, e agora vamos descobrir se existe uma resposta para isso.

Publicado

em

Quem é que não gosta de um bom cafezinho quente, não é mesmo? Existem pouquíssimas pessoas que afirmam não apreciar a bebida, e ela é atualmente consumida no mundo todo.

Porém, para muitos apreciadores, não há diferença entre preparar o café com um coador ou utilizando um filtro de papel. Porém, existem divergências sobre o assunto, pois o produto final pode ter um sabor diferenciado, dependendo da opção utilizada para coá-lo.

Segundo os especialistas, não são só os utensílios citados que diferem, e sim o procedimento que cada um exige, que pode dar aquele gostinho a mais (ou a menos) na bebida.

Afinal de contas, é melhor usar filtro ou coador para fazer um café mais gostoso?

Falando sinceramente, o filtro de papel é a opção mais prática que existe hoje, ainda mais considerando da rotina corrida que a maioria de nós leva. Já o coador existe desde 1908 e foi inventado pela alemã Mellita Bentiz, sendo uma ferramenta mais tradicional.

Em suma, não há um consenso sobre qual dos utensílios pode gerar um café melhor e mais saudável. Existem os baristas mais conservadores que chegam ao ponto de alegar que somente com um coador pode-se extrair o verdadeiro sabor do pó do café.

Por outro lado, também há os profissionais que alegam que a utilização de filtros de papel gera mais rapidez de preparo e higiene, originando uma infusão mais saudável para o consumidor.

E falando nisso, uma dica importante é buscar uma moagem mais fina para usar neste processo. Entretanto, ao se valer do coador comum, indica-se a utilização de moagem média, para extrair mais sabor sem perder qualidade.

Afinal, você concorda com tudo isso? Para tirar a prova, experimente fazer um pouco de café aí na sua casa, com ambas as técnicas mostradas aqui, e tire suas próprias conclusões.

Assim, você mesmo terá argumentos para constatar e chegar à conclusão de qual método de preparo originou o resultado mais saboroso. Lembrando que gosto é algo bastante relativo e varia de uma pessoa para outra.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS