Mundo
Novo aplicativo ajuda você a economizar até 70% em alimentos
Refood é um aplicativo que vende comidas que seriam jogadas no lixo.
Com o grande problema de desperdício de alimentos no mundo, o Refood busca trazer uma solução que beneficie a todos. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo vende produtos de qualidade a um preço mais baixo.
Veja também: Novo app de comida dá cashback a cada pedido realizado
O que é
Inspirada por um modelo europeu de combate ao desperdício, a startup tem o intuito de reduzir o desperdício de comida. Para isso, o Refood busca vender os produtos que considera-se normalmente sobras pelos restaurantes e mercados e acabam sendo descartados. Sendo assim, no aplicativo é possível comprar alimentos que estão próximos a data de validade ou que seriam descartados por não terem sido consumidos naquele dia.
Nesse sentido, cria-se vantagens tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. O estabelecimento aumenta sua margem de lucro, visto que o alimento seria descartado. Já para o cliente, a vantagem está em consumir produtos de qualidade por um preço mais baixo, onde a plataforma determina que o estabelecimento mostre o preço original em comparação ao preço no Refood. Além disso, o aplicativo tem também uma proposta ecológica de ajudar o planeta a combater o problema do desperdício de comida.
Outro detalhe importante é que o cliente não pode escolher os itens, isto é, compra uma caixa surpresa (com a informação se o produto é vegetariano). Feito isso, deve retirar seu pedido do estabelecimento e a devolução do dinheiro só é permitida caso o produto esteja inapropriado para o consumo. Dessa forma, o estabelecimento deve apenas fornecer produtos de qualidade a um preço justo e pagar uma taxa de 5 reais por venda para a plataforma.
Como está se estabelecendo
O aplicativo opera desde agosto de 2021 na cidade de São Paulo, mas visa chegar a outras grandes capitais ainda em 2022. Nesse sentido, apesar do reconhecimento ainda ser recente, as vendas de janeiro já foram maiores que as de dezembro. Com isso, a startup afirma acreditar que devido a alta inflação no país, muitos brasileiros têm repensado sua maneira de consumir.
Algumas marcas já fazem parte do portfólio do Refood, como: Elvira e Bacuri, Padaria da Esquina, Hortisabor, The Good Cup Donut, St. Marche e Let’s Poke. No entanto, a plataforma aparenta estar buscando se expandir, visto que está organizando uma estreia no Hotel Ibis Styles Faria Lima para este mês. Em adição a isso, a rede de supermercado Dia e o supermercado Quitanda também devem entrar na plataforma.

-
Finanças2 dias atrás
Idosos podem obter isenção de IPVA; saiba como
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
CLT ou PJ: veja qual escolha pode drenar seu dinheiro em impostos
-
Cotidiano2 dias atrás
Como proteger suas paredes das infiltrações durante a temporada de chuvas
-
Finanças1 dia atrás
5 dicas para organizar o orçamento e comprar a casa própria sem sufoco
-
Automobilística2 dias atrás
Gasolina, etanol ou diesel: saiba como escolher o combustível ideal para você
-
Economia1 dia atrás
CMN reduz prazos mínimos de LCI e LCA e aperta regras para CRI e CRA
-
Empresas1 dia atrás
JBS avança em listagem nos EUA após aprovação de acionistas
-
Cotidiano1 dia atrás
3 hábitos matinais que impulsionam sua carreira e melhoram o foco