Mundo
Novo aplicativo ajuda você a economizar até 70% em alimentos
Refood é um aplicativo que vende comidas que seriam jogadas no lixo.
Com o grande problema de desperdício de alimentos no mundo, o Refood busca trazer uma solução que beneficie a todos. Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo vende produtos de qualidade a um preço mais baixo.
Veja também: Novo app de comida dá cashback a cada pedido realizado
O que é
Inspirada por um modelo europeu de combate ao desperdício, a startup tem o intuito de reduzir o desperdício de comida. Para isso, o Refood busca vender os produtos que considera-se normalmente sobras pelos restaurantes e mercados e acabam sendo descartados. Sendo assim, no aplicativo é possível comprar alimentos que estão próximos a data de validade ou que seriam descartados por não terem sido consumidos naquele dia.
Nesse sentido, cria-se vantagens tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. O estabelecimento aumenta sua margem de lucro, visto que o alimento seria descartado. Já para o cliente, a vantagem está em consumir produtos de qualidade por um preço mais baixo, onde a plataforma determina que o estabelecimento mostre o preço original em comparação ao preço no Refood. Além disso, o aplicativo tem também uma proposta ecológica de ajudar o planeta a combater o problema do desperdício de comida.
Outro detalhe importante é que o cliente não pode escolher os itens, isto é, compra uma caixa surpresa (com a informação se o produto é vegetariano). Feito isso, deve retirar seu pedido do estabelecimento e a devolução do dinheiro só é permitida caso o produto esteja inapropriado para o consumo. Dessa forma, o estabelecimento deve apenas fornecer produtos de qualidade a um preço justo e pagar uma taxa de 5 reais por venda para a plataforma.
Como está se estabelecendo
O aplicativo opera desde agosto de 2021 na cidade de São Paulo, mas visa chegar a outras grandes capitais ainda em 2022. Nesse sentido, apesar do reconhecimento ainda ser recente, as vendas de janeiro já foram maiores que as de dezembro. Com isso, a startup afirma acreditar que devido a alta inflação no país, muitos brasileiros têm repensado sua maneira de consumir.
Algumas marcas já fazem parte do portfólio do Refood, como: Elvira e Bacuri, Padaria da Esquina, Hortisabor, The Good Cup Donut, St. Marche e Let’s Poke. No entanto, a plataforma aparenta estar buscando se expandir, visto que está organizando uma estreia no Hotel Ibis Styles Faria Lima para este mês. Em adição a isso, a rede de supermercado Dia e o supermercado Quitanda também devem entrar na plataforma.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira