Conecte-se conosco

Economia

Novo Bolsa Família permitirá pagar crédito consignado; Entenda

Proposta de reformulação inclui aulas de educação financeira para que o beneficiário escolha o melhor banco antes de fazer um acordo.

Publicado

em

Uma das pautas em discussão no Ministério da Economia no momento remete à reformulação do Bolsa Família. De acordo com as propostas incluídas na medida provisória (MP), que trata do tema da renovação do programa, está prevista a liberação de 30% do benefício para pagamento de crédito consignado.

A notícia, divulgada pelo Estadão, adianta que se a renovação em análise for aprovada, o beneficiário do Bolsa Família poderá contratar empréstimo consignado, permitindo que a instituição financeira credora desconte do próprio programa o valor das parcelas para o abate da dívida.

Risco de endividamento

A novidade, no entanto, preocupa especialistas devido a alta probabilidade de endividamento das famílias diante da facilitação do crédito.

Por outro lado, o projeto inclui aulas de educação financeira para que o beneficiário escolha o melhor banco antes de fazer um acordo. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, pode se tornar a principal instituição, visto que ela mesma realiza os pagamentos do benefício.

Novo Bolsa Família

A reformulação do Bolsa Família deve pagar entre R$ 250 e R$ 300. Além da opção de crédito consignado, o programa (que deve se chamar “Renda Cidadã”) oferecerá uma variedade de incentivos ao esporte e desempenho escolar dos beneficiários mais jovens.

Em suma, os benefícios serão direcionados para cidadãos da primeira infância (crianças com idade entre zero e 36 anos meses incompletos), gestantes ou pessoas com três e 21 anos incompleto.

As novidades advindas com a reformulação incluem:

  • Bonificação por desempenho escolar: voltado para estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental;
  • Auxílio Criança Cidadã: destinado a bancar creche de crianças de seis até 47 meses;
  • Benefício Alimenta Brasil: voltado para o incentivo à produção, doação e consumo de alimentos saudáveis;
  • Benefício Extraordinário Covid-19: direcionado para órfãos da covid-19 até completarem 18 anos;
  • Prêmio Esporte Escolar: voltado aos estudantes das famílias beneficiadas que se destacarem em competições oficiais dos Jogos Escolares Brasileiros;
  • Bolsas de Iniciação Científica: destinado aos estudantes das famílias beneficiadas que se destacarem em competição acadêmica.

Leia ainda: Auxílio Emergencial: Pagamento da 4ª parcela deve ser adiantado

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS