Conecte-se conosco

Agronegócio

Novo caso de ‘vaca louca’ leva governo a suspender exportação de carne à China

Animal suspeito da doença, em pequena propriedade no Pará, já teria sido abatido e incinerado

Publicado

em

Estão temporariamente suspensas, a partir de hoje (23), todas as exportações de carne bovina para a China. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após a confirmação de um novo caso da doença chamada ‘vaca louca’ (encefalopatia espogiforme bovina), em um animal macho de nove anos, localizado em uma pequena propriedade, no município de Marabá (PA).

Enquanto a pasta destaca que o “diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informou que o caso da doença foi constatado em uma pequena fazenda com 160 cabeças de gado, já devidamente isolada. A Adepará assinala, ainda, que o caso em questão se refere à uma forma ‘atípíca’ da doença, isto é, aparece de forma espontânea no animal, sem representar risco de contágio, nem ao rebanho, nem ao ser humano.

De acordo com o Mapa, “foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico”.

A respeito da ocorrência, o ministério adiantou, que o animal, criado em pasto e sem ração, já foi abatido e sua carcaça incinerada no local. “O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado”, afirmou.

Sobre o episódio, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acentuou que “todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”.

Na segunda-feira última (20), a pasta havia admitido a existência de um caso suspeito, que seria objeto de análise laboratorial, para posterior confirmação. Na última segunda-feira (20), o ministério informou a existência do caso suspeito, que havia sido submetido à análise laboratorial para a confirmação.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS