Conecte-se conosco

Tecnologia

Novo dispositivo permite que vítimas de derrame 'falem' através das mãos; veja como

Embora tenha sido desenvolvido pensando nas pessoas que sofreram derrames, as possíveis aplicações desse dispositivo vão muito além.

Publicado

em

Um grande passo foi dado na área de tecnologias de apoio com a criação de um dispositivo inovador, feito para mudar a maneira como pessoas que sofreram derrames se comunicam.

Esse novo aparato permite que elas expressem suas palavras movimentando as mãos de forma sutil. Criado por um grupo de pesquisadores da China, esse dispositivo se destaca por ser um adesivo fino e flexível que se fixa facilmente na parte de trás do pulso.

Diferente de outros métodos que podem ser mais invasivos ou restritivos, como as luvas equipadas com sensores, esse recurso se sobressai por capturar os gestos mais leves, permitindo ainda que as mãos fiquem livres para tocar e sentir tudo ao redor.

Fabricado com silicone de polidimetilsiloxano (PDMS) — um material macio, flexível e compatível com o corpo humano —, ele conta com redes de Bragg de fibra (FBGs) em sua composição. Essas redes modificam as características da luz que passa por elas ao se dobrarem junto com os movimentos do pulso ou da mão.

Dispositivo fino e flexível que se fixa facilmente na parte de trás do pulso – Fonte: Kun Xiao, Universidade Normal de Pequim na China

A sensibilidade ao toque

O dispositivo, cuja precisão é destacada pelo Dr. Chuanxin Teng da Universidade de Tecnologia Eletrônica de Guilin, demonstrou capacidade notável ao transmitir mensagens em código Morse nos testes, graças a uma calibração rápida personalizada para cada usuário.

Essa eficiência é alcançada por meio da mistura inovadora de PDMS com FBGs, como mencionado pelo Dr. Teng, que observa a possibilidade de aumentar a sensibilidade do sensor ajustando sua espessura de silicone. Isso permite a detecção de movimentos finos, desde o dobrar suave de um dedo até o girar de um pulso.

No momento, a equipe de pesquisa foca em miniaturizar ainda mais o dispositivo, ampliar sua durabilidade e melhorar sua habilidade de conectar-se sem fio a outros aparelhos eletrônicos, visando otimizar sua funcionalidade e aplicabilidade.

Além da comunicação

Embora tenha sido desenvolvido pensando nas pessoas que sofreram derrames, as possíveis aplicações desse dispositivo vão muito além. Ele tem grande potencial para ser usado em áreas como o monitoramento da saúde, atividades esportivas e até no entretenimento, como em jogos de videogame.

Os detalhes desse avanço foram compartilhados na revista _Biomedical Optics Express_, destacando-se como uma promessa significativa na tecnologia assistiva.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS