Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Novo golpe da falsa restituição: entenda!

Estar atento aos golpistas na internet é extremamente importante para evitar danos catastróficos. Entenda o que está acontecendo!

Publicado

em

Está acontecendo um novo golpe atrelado a restituição do Imposto de Renda pela Receita Federal em 2022 através da internet. De fato, um grupo de golpistas está aproveitando-se do pagamento da restituição para tentar roubar dados de usuários por intermédio de mensagens enviadas através do e-mail.

Veja também: C6 Bank sofre golpe milionário: entenda!

Essas mensagens costumam chegar na caixa de entrada em plena campanha de entrega da da declaração do IR 2022, no qual o prazo final vai até o dia 31 de maio.

De forma geral, os e-mails costumam informar ao contribuinte um valor referente a restituição que o colaborador deve receber, indicando algum link ou campo para o cidadão, efetivamente, clicar para conferir o valor que deverá receber.

Também, é válido destacar que o e-mail possui o logo do Governo Federal (gov.br), assim, aproveitando-se desse artifício para passar-se pela Receita.

À vista disso, ao clicar no link indicado, o trabalhador poderá ter todos os seus dados roubados e, com os essas informações, os golpistas poderão cometer inúmeras fraudes e nome do contribuinte, como pegar empréstimos bancários, pagar contas extremamente altas, fazer compras em diversos estabelecimentos e até transferir o dinheiro para si.

Caso o trabalhador faça esse acesso pelo telefone e não pelo computador, a situação fica ainda mais complicada, visto que os cibercriminosos terão acesso aos aplicativos bancários do usuário.

É importante atentar-se ao fato de que a Receita Federal não envia links e não faz o contato da forma que os criminosos fazem, portanto, tenha cuidado caso receba um e-mail desse tipo. Tome cuidado com essa questão!

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS