Conecte-se conosco

Economia

Novo golpe financeiro: Abate do porco

Esse golpe chama a atenção por demandar paciência do assaltante, assim que conquista a confiança da vítima, o golpe se inicia.

Publicado

em

Um novo golpe financeiro chamado de “pig butchering” ou, em tradução literal para o português, “abate do porco”, vem chamando atenção. Essa artimanha começa nas redes sociais, onde os golpistas pesquisam, encontram suas vítimas e se aproximam dos alvos.

Os golpistas iniciam o contato como alguém que pode ser um ombro amigo, um parceiro ou, até mesmo, suprir uma figura familiar que a vítima não possui.

Esse golpe chama a atenção por demandar paciência do assaltante, que precisa se fazer confiável para a vítima escolhida. Assim que conquista a confiança, é quando o processo se inicia, trazendo o assunto investimento para conversas antes banais.

Como funciona esse golpe

O golpe se refere às vítimas como “porcos” e o processo para conseguir a confiança seria como o processo de engorda do animal antes do abate,  quando o objetivo final do ladrão é atingido.

É um processo que demanda tempo e paciência, visto que os golpistas nunca pedem descaradamente por dinheiro, mas convencem a pessoa que está sofrendo o golpe a “investir” altas quantias de dinheiro em “plataformas comerciais”.

Esse golpe se utiliza da fragilidade para se aproximar das vítimas. Um desconhecido que não tem más intenções aparentes e se torna uma parte do seu cotidiano, mas que após te convencer a investir seu dinheiro em lugares não confiáveis, pode deixar marcas dolorosas no emocional e financeiro da vítima.

Desconfie de certos comportamentos

Suspeite de estranhos que entram em contato com você na internet sem motivos aparentes, não dê confiança. Esse tipo de golpista também não costuma fazer ligações ou enviar mensagens de áudio, se mantendo apenas nas mensagens escritas.

Esse tipo de golpe não tem um alvo certo, não se sabe se existe preferência de idade ou algo do tipo, visto que é facilmente adaptado para que a vítima se sinta “especial” e caia com facilidade no “abate”.

Relatos desse tipo de golpe vem acontecendo em vários países, sendo recorrente no continente latino americano, mas casos nos Estados Unidos, onde o salário é alto também foram registrados.

Em 2021, foram registrados 4,3 mil casos de abate do porco, segundo o Centro de Denuncia de Delitos na Internet do FBI, totalizando US$ 429 milhões de dólares perdidos, isso é R$ 2,2 bilhões de reais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS