Conecte-se conosco

Economia

Novo grupo de beneficiários é incluído no Vale Gás nacional; Confira

Veja quem serão os beneficiários da medida que prevê o pagamento de um auxílio nacional para ajudar no custeio do gás de cozinha.

Publicado

em

Gas

Há pouco mais de uma semana, foi aprovado no Congresso Nacional o projeto de lei que trata do programa Vale Gás Nacional. A medida prevê o repasse de recursos às famílias mais pobres para ajudar na compra de botijão de gás. Com a recente movimentação, muitas pessoas estão com dúvida sobre quem terá acesso ao benefício.

Leia mais: Vale Gás é aprovado e terá duração de 5 anos; Quem vai receber?

Segundo traz o texto da medida, os pagamentos do programa serão destinados às famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) com rendimento de até meio salário mínimo (R$ 550) per capita.

O projeto também inclui outro grupo de beneficiários, neste caso quem faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ação promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para quem é idoso ou pessoa com deficiência (PcD) em situação de vulnerabilidade.

Novo grupo de beneficiários

A proposta busca incluir um novo grupo de assistidos do programa Vale Gás Nacional, neste caso mulheres vitimas de violência doméstica. De acordo com o texto recém-aprovado, assim que comprovada a situação de abuso, a mulher também receberia a ajuda financeira advinda do programa.

Na prática, o objetivo do governo é repassar a ajuda para cerca de 24 milhões de pessoas. O número, para fins comparativos, é maior que a base de beneficiários do Bolsa Família, que chega hoje a cerca de 14,6 milhões de famílias.

Quando o projeto vai entrar em vigor?

Até o momento, não foi definida a forma de distribuição do Vale Gás para os brasileiros. Isso porque, mesmo após vitórias nas Câmara e Senado, a medida ainda precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para entrar em vigor.

Ainda não há uma data para isso acontecer, porém há certa pressão para a aprovação do projeto o quanto antes. Um dos motivos é o preço do gás de cozinha de 13 kg, que já ultrapassa o valor de R$ 130 em muitos estados. Com a subida recorrente, a população pede agilidade em relação ao programa por parte das autoridades.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS