Agronegócio
Novo horizonte terapêutico: planta sul-africana promete benefícios similares ao da maconha
Um grupo de pesquisadores descobriu que uma planta sul-africana possui os mesmos compostos químicos da cannabis.
Um grupo de pesquisadores descobriu que a planta sul-africana Helichrysum Umbraculigerum é capaz de produzir compostos químicos (os canabinoides) parecidos com os da cannabis, muito conhecida por todos ao redor do mundo como maconha.
Sendo assim, a descoberta mostra como o vegetal pode ser usado para fins terapêuticos. Os cientistas também descobriram que os compostos químicos da planta sul-africana ficam localizados nas folhas. Já na cannabis, maconha, ficam concentrados nas flores.
A planta que pode ser a nova cannabis
O estudo foi publicado da revista científica Nature Plants e desenvolvido por pesquisadores do Weizmann Institute of Science, em Israel. O grupo analisou o vegetal direto no laboratório e descobriu que ambas as espécies de plantas possuem seis compostos químicos iguais.
Um dos principais é o canabigerol (CBG), já estudado e visto como um meio promissor de tratar diversos distúrbios neurológicos, câncer e até mesmo a covid-19. Uma das principais vantagens é que a substância não causa nenhum efeito psicoativo.
Imagem: Ollga P | Shutterstock
O que os cientistas estão dizendo sobre a descoberta
Shirley Berman, uma das autoras da pesquisa, afirma:
“Encontramos uma nova fonte importante de canabinoides e desenvolvemos ferramentas para sua produção sustentada, o que pode ajudar a explorar seu enorme potencial terapêutico.”
É preciso dizer que, dos 40 compostos químicos encontrados na planta sul-africana, apenas seis são conhecidos. Portanto, ainda há muito estudo pela frente e novas descobertas a caminho. Os pesquisadores estão confiantes de encontrarem novas substâncias que impactem positivamente o sistema nervoso do ser humano.
Plantas com substâncias similares a da cannabis
Essa não é a primeira vez que um grupo de pesquisadores encontra uma planta com substâncias químicas semelhantes às da maconha. Em 2019, uma equipe de cientistas europeus e alguns membros da University of Brescia, na Itália, descobriu 12 plantas que também produzem canabinoides.
Algumas delas foram a radula (Radula Perrottetti) e a Helichrysum Umbraculigerum. Portanto, os cientistas possuem muitas opções para serem estudadas e avaliadas.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA