Conecte-se conosco

Economia

Novo passaporte brasileiro é lançado; veja o que mudou

Uma nova versão do passaporte de viagem brasileiro foi lançada no último dia 27. Confira a matéria para saber mais!

Publicado

em

Recentemente, uma nova versão do passaporte de viagem brasileiro foi lançada! A novidade desta versão é a bandeira do Brasil apresentada na capa, que agora está em relevo seco na parte lateral do documento. Em seu interior, as páginas passaram a ter 13 diferentes ilustrações como marcas d’água, ilustrações essas que representam a flora e a fauna do país.

Veja também: Nova CNH: confira e entenda as últimas mudanças do documento

Novos fundos invisíveis fluorescentes também foram adicionados nas páginas, inclusive, conta com sete versões sensíveis a exposição UV. Na página de identificação, temos uma foto fantasma do cidadão em preto e branco e outra com os dados pessoais.

O novo cartão homenageia todas as regiões do brasil com ícones representativos, tanto com biomas como imagens de culturas locais. A boa notícia é que o valor de emissão do documento não sofrerá alterações, custando R$ 257,25. A confecção do novo modelo começa em setembro.

No mesmo dia, também foi entregue a primeira remessa da nova Carteira de Identidade Nacional pelo Governo Federal. Ela é chamada de RG único e foi lançada em fevereiro deste ano, passando a ser emitida a partir do dia 4 de agosto. A remessa entregue é de quem participou do projeto piloto.

Com a nova carteira de identidade, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passa a ser o único número de identificação pessoal. O objetivo é simplificar os serviços públicos, além de prevenir fraudes. Isso porque cada cidadão pode ter um número de RG em cada estado, o que leva alguns cidadãos a praticarem fraudes, como pedir benefícios mais de uma vez.

A tecnologia da nova carteira de identidade permitirá leitura de dados por meio de QR Code, sem precisar de conexão com a internet. Ela também apresentará o código MRZ, que permite ser utilizada em viagens internacionais.

As carteiras de identidade antigas valerão por mais 10 anos, após este prazo, será obrigatório solicitar o novo formato. Os únicos que ficam isentos de fazer o novo modelo são os idosos com mais de 60 anos.

Para emitir a nova carteira de identidade, é preciso procurar a Secretaria de Segurança Pública. A emissão do novo modelo é gratuita.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS