Conecte-se conosco

Economia

Novo RG: você precisa emitir? Confira quem pode ser obrigado

O documento será a única forma de identificação necessária para realizar diversas atividades. Confira detalhes!

Publicado

em

Versão digital do RG: saiba como ter acesso no seu smartphone

A Carteira de Identificação Nacional (CIN) foi um projeto aprovado com o objetivo de unificar os documentos de identificação dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, a CIN, ou o novo RG passará a substituir gradativamente outros documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Título de Eleitor.

A implantação da CIN será feita gradualmente e deverá ser concluída até 6 de novembro de 2023, começando pelos estados da região Centro-Oeste.

O documento será a única forma de identificação necessária para realizar diversas atividades, como votar, abrir uma conta bancária, viajar e obter serviços públicos.

Alterações do novo RG

A CIN será válida em todo o território nacional, além de conter informações como nome completo, filiação, data de nascimento, foto e impressão digital do titular. Além disso, o documento terá um QR Code para facilitar a verificação e a consultar informações adicionais, tipo sanguíneo e doação de órgãos.

A atualização do documento antigo para o novo RG não é obrigatória, pois o RG antigo continua sendo válido. No entanto, o novo RG, pode trazer benefícios, como a possibilidade de incluir diversas informações. Pessoas acima de 60 anos terão o documento com validade indeterminada. Já para as outras faixas etárias, a validade será de:

  • 0 a 12 anos: 5 anos de validade;
  • 12 a 60 anos: 10 anos de validade.

O valor da nova identidade irá variar de estado para estado. Conforme o Governo Federal, cerca de 200 mil carteiras de identidades no novo modelo foram emitidas até fevereiro deste ano. Além disso, cerca de 175 mil foram baixadas na versão digital diretamente pelo aplicativo.

Para solicitar a emissão da carteira de identidade (RG) é preciso agendar um horário para o atendimento no posto de emissão. No dia agendado, compareça ao posto de atendimento com os documentos necessários e realize o processo de emissão do RG para concluir o processo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS