Tecnologia
Novo trem movido a hidrogênio é lançado na China; Conheça
A China tem investido pesado na produção de combustível verde e pretende aumentar ainda mais essa produção até 2025.
Na tentativa de diminuir a poluição no planeta, muitas estratégias estão sendo utilizadas para criação de veículos mais sustentáveis e têm dado tão certo que cada vez mais podemos ver carros e outros veículos elétricos circulando por aí.
Mas a tecnologia não se limita aos veículos elétricos. Na China, o primeiro trem movido a combustível de hidrogênio foi lançado pela empresa Chengdu Rail Transit em parceria com a CRRC.
O modelo tem autonomia de 600 km e consegue atingir a velocidade de 160 km/h. Com o uso do combustível sustentável, cerca de 10 toneladas de dióxido de carbono deixam de ser produzidas por ano, de acordo com os dados da empresa.
Sendo o trem mais rápido desse tipo de segmento, o novo modelo ainda conta com tecnologias que permitem sua circulação sem interferência humana, com partida automática e conexão 5G.
E os avanços para esse tipo de combustível apenas começaram, pois a China pretende produzir mais 200 mil toneladas de hidrogênio nos próximos dois anos e continuar com o título de país mais produtor desse tipo de abastecimento do mundo.
Um terço das estações de abastecimento de hidrogênio do mundo está localizado na China, sendo que atualmente existem cerca de 1 mil estações espalhadas pelo mundo.
Até 2025, esse número deve aumentar consideravelmente, já que o país pretende ter pelo menos 50 mil veículos circulando com esse tipo de combustível em suas vias.
A China também é uma das maiores produtoras de baterias de lítio no mundo, que são utilizadas em veículos elétricos. Porém, o mineral está começando a entrar em escassez, e isso pode aumentar o preço dos veículos que hoje são considerados exemplos de energia verde.
O incentivo à produção de combustível de hidrogênio deve continuar mantendo o crescimento na indústria de veículos ecologicamente corretos, e quem sabe daqui a alguns anos acabem com os veículos movidos a combustíveis poluentes.
Para que isso aconteça, é preciso que novas estratégias sejam criadas, a fim de ter disponibilidade de combustível para abranger todos os veículos comercializados.
-
Tecnologia1 dia atrás
Você conhece o ‘modo detetive’ do Google Maps? Veja como usar
-
Saúde1 dia atrás
Alerta! Anvisa detecta metais pesados e aditivos ilegais em alimentos
-
Tecnologia12 horas atrás
Fim da bagunça! WhatsApp lança recurso para quem tem mania de organização
-
Economia2 dias atrás
Contas inativas do FGTS: você pode ter DINHEIRO para sacar e não sabe
-
Política2 dias atrás
Governo propõe mudanças na Segurança Pública
-
Empresas2 dias atrás
Neogrid tem prejuízo de R$ 7,56 mi no 3TRI24
-
Economia1 dia atrás
Bolsa Família também vai pagar 2 parcelas neste mês de novembro?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
FERIADOS 2025: Confira as datas comemorativas de cada mês