Conecte-se conosco

Economia

Número de contratações nos EUA em novembro deve ter sido o menor em seis meses

Relatório de emprego do Departamento do Trabalho que será divulgado nesta sexta-feira deve confirmar a situação.

Publicado

em

Em novembro, os empregadores dos Estados Unidos provavelmente contrataram o menor número de trabalhadores nos últimos seis meses diante da segunda onda da pandemia de Covid-19, fator que, associado à falta de mais alívio do governo, ameaça reverter a recuperação da crise.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho que será divulgado nesta sexta-feira deve confirmar a situação. O levantamento vai cobrir apenas as duas primeiras semanas de novembro, quando o número de infecções por coronavírus voltou a aumentar.

As taxas de infecção, hospitalização e mortes dispararam no país, levando alguns economistas a esperar queda no emprego em dezembro ou janeiro com a imposição de novas restrições a empresas e consumidores.

“O relatório de emprego de novembro pode ser o último relatório de emprego ‘forte’ por enquanto até que a vacina esteja amplamente disponível”, afirmou Sam Bullard, economista sênior do Wells Fargo Securities.

A estimativa é que a criação de vagas fora do setor agrícola tenha chegado a 469 mil no mês passado, depois de abertura de 638 mil postos de trabalho em outubro, de acordo com economistas consultados em pesquisa da Reuters.

Caso os dados se confirmem, essa seria a menor abertura desde que a recuperação dos empregos começou em maio e chegando ao quinto mês seguido de desaceleração, o que deixaria o emprego nos EUA com 9,621 milhões de vagas abaixo do pico de fevereiro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS