Economia
13 estados do país tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores formais
O número de estados com mais beneficiários do Bolsa Família aumentou para 13. São mais beneficiários do que trabalhadores formais.
O Bolsa Família é um auxílio que ajuda muitas famílias em situação de vulnerabilidade. No entanto, foi revelado que em 13 estados do Brasil há mais pessoas ganhando dinheiro por causa do benefício do que trabalhando de modo formal.
Segundo a pesquisa feita, os estados que possuem o maior número de beneficiários são aqueles localizados nas regiões Norte e Nordeste do país. O número no ano passado era menor, já que havia 12 estados com mais beneficiários do que trabalhadores formais, um a menos do que o cenário atual.
O Rio Grande do Norte entrou na lista deste ano. Existem alguns fatores que explicam a razão disso, e a pandemia é um deles, n o entanto, após o governo Bolsonaro, o número de pessoas que conseguiram o benefício passou de 14,5 milhões para 21,6 milhões.
Contudo, é válido lembrar que quase 3 milhões conseguiram o auxílio apenas três meses antes das eleições presidenciais do ano passado, em 2022. Depois da pandemia, o número de estados com mais beneficiários só cresceu, pois antes totalizavam apenas oito.
Em 2020, chegou a 10; em 2022, 12; e agora, no ano de 2023, 13 estados. O total de pessoas que conseguiram o benefício durante o governo Bolsonaro também aumentou para 49%.
Estados com maior número de beneficiários do Bolsa Família
- Paraíba
- Alagoas
- Sergipe
- Bahia
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Ceará
- Piauí
- Maranhão
- Amapá
- Pará
- Amazonas
- Acre
Novas regras do Bolsa Família
Por causa do aumento dos beneficiários, o governo fez algumas mudanças nas regras do Bolsa Família que ajudarão a controlar a situação. No entanto, durante esse mês de abril já serão realizados cortes no programa.
As duas novidades são a regra de proteção e a regra de retorno. A regra de proteção diz que se a família conseguir um aumento na renda mensal em até meio salário-mínimo, eles não perderão o benefício, pois continuam a receber metade do valor durante 24 meses.
No entanto essa regra ainda não é válida e só irá funcionar em junho de 2023. A regra do retorno incentiva que os beneficiários arrumem um emprego de modo formal. Ele será excluído do benefício caso encontre, mas retorna se for demitido.

-
Bancos17 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia9 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação