Agronegócio
Nunca mais fique sem temperos! Tudo sobre como cultivar cebolinha, alho-poró e nirá
Esse trio garante que você sempre tenha temperos orgânicos e fresquinhos em casa. Aprenda já como cultivá-los!
Cebolinha, alho-poró e nirá, que trio de temperos maravilhoso, não é? Essas três plantas são da mesma família e compartilham características, como o sabor levemente picante e o aroma forte. Elas também são extremamente nutritivas e versáteis na culinária, podendo ser usadas em saladas, sopas, temperos e outros pratos.
Mas será que elas podem ser cultivadas juntas, no mesmo canteiro ou vaso? A resposta é sim, desde que você siga alguns cuidados básicos. Abaixo, vamos te ensinar a plantar cebolinha, alho-poró e nirá juntos e ter uma horta caseira recheada de sabor e aroma de saúde.
Como cultivar cebolinha, alho-poró e nirá juntos
Escolha do local
Inicialmente, é preciso escolher um local com pelo menos quatro horas de sol direto por dia, já que essas plantas precisam de muita luz para se desenvolverem bem. Se for plantar em vasos, escolha recipientes com furinho na parte inferior para drenar o excesso de água.
Faça o plantio correto
Você pode plantar cebolinha, alho-poró e nirá a partir de sementes ou de mudas, mas recomendamos sementes. Elas sevem ser semeadas em uma profundidade de cerca de 1 cm. Mantendo-as úmidas, elas devem brotar em cerca de 7 dias.
Regue e adube regularmente
Assim como a maioria das plantas, essas aqui também gostam de solo úmido, mas nunca encharcado. Então, regue-as sempre que sentir que a terra está seca ao toque, evitando molhar as folhas. Uma dica é uma um regador com bico fino ou uma garrafa pet com furinhos para controlar a quantidade de água.
Se considerar necessário, é possível adubar as plantas a cada 15 dias, utilizando um fertilizante orgânico líquido de sua preferência. Isso faz com que elas recebam os nutrientes necessários para o crescimento forte e saudável.
Colha e aproveite
Não é preciso podar, pois a colheita já faz a mesma função nesse caso. Quando as folhas estiverem com cerca de 20 cm de altura, é possível colher e aproveitar nas suas receitas. Evite colher as folhas caso não pretenda utilizá-las logo, assim a planta continua crescendo e você as terá sempre fresquinhas.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav