Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

NuSócios: quem aceitou o BDR do Nubank vai ter que declarar?

Confira as regras.

Publicado

em

Nubank

O banco digital Nubank criou o programa NuSócios que oferece um BDR aos clientes. Este, por sua vez, acabam ficando na dúvida se precisam agora declaram isso no Imposto de Renda. Veja como funciona.

Leia mais: Prepare o 13º: IPVA deve subir muito e pesar no bolso em 2022

O BDR significa Brazilian Depositary Receipts. Na prática, é um certificado que deve representar um sexto de uma ação classe A da Nu Holdings. Dessa forma, o cliente que aceitar o BDR que é oferecido sem custos pelo programa NuSócios não vai precisar declarar no imposto de renda 2022.

BDR do Nubank

O programa surge no momento em que o banco digital Nubank faz o processo de abertura de capital. Dessa forma, vários clientes têm sido convidados para se tornarem sócios do Nubank por meio da BDR. A princípio não vai ser preciso declarar no imposto de renda.

Mas, no ano que vem, pode ser necessário incluir na declaração. De acordo com o Nubank, o banco prepara um time de profissionais para ajudar os clientes a fazerem o passo a passo para a declaração quando for preciso.

A princípio o Nubank vai destinar até R$ 225 milhões para a compra de BDR para os clientes do banco. Essa BDR do Nubank só vai poder ser negociada depois de um ano, ou seja, 12 meses da entrada na Bolsa de Valores.

Depois disso é que os clientes vão poder decidir o que fazer, se vão ficar ou vender o BDR e receber o valor de acordo com o mercado.

Além disso, se a escolha for pela venda serão descontados os tributos e as taxas da B3, como acontece com qualquer investimento na Bolsa. Por outro lado, quem decidir investir no Nubank que não por meio do programa NuSócios terá sim que declarar o investimento no imposto de renda.

Entenda o NuSócios

Todas as regras estão disponíveis no site e também no aplicativo para os chamados NuSócios. Em novembro deste ano, o Nubank anunciou a entrada na Bolsa de Valores. Ou seja, a partir de agora vai ser possível investir em ações na bolsa de Nova York e também na bolsa brasileira.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS