Empresas
Nvidia é processada por quebra de direitos autorais; entenda
Empresa de chips.
Três autores moveram um processo contra a Nvidia, uma gigante da tecnologia conhecida por seus chips de inteligência artificial (IA), alegando que seus livros, protegidos por direitos autorais, foram utilizados sem autorização para treinar a plataforma de IA da empresa, denominada NeMo.
Brian Keene, Abdi Nazemian e Stewart O’Nan afirmaram que seus trabalhos foram incluídos em um conjunto de dados composto por aproximadamente 196.640 livros, os quais foram utilizados para treinar a NeMo a simular a linguagem escrita comum. Posteriormente, esses livros foram removidos em outubro devido a alegações de violação de direitos autorais.
Na ação coletiva apresentada no tribunal federal de São Francisco (EUA) na última sexta-feira (8), os autores alegaram que a remoção dos livros reflete o fato de que a Nvidia “admitiu” ter treinado a NeMo com esse conjunto de dados, violando, assim, seus direitos autorais.
Nvidia
Os autores buscam indenizações não especificadas para pessoas nos Estados Unidos cujas obras protegidas por direitos autorais contribuíram para o treinamento dos chamados “grandes modelos de linguagem” da NeMo nos últimos três anos.
A Nvidia optou por não comentar sobre o caso, enquanto os advogados dos autores não responderam aos pedidos de comentários da agência Reuters.
Este processo é mais um exemplo do litígio enfrentado pela Nvidia relacionado à inteligência artificial generativa, que cria novos conteúdos baseados em entradas como texto, imagens e sons.
A ascensão da Nvidia no campo da inteligência artificial a tornou uma das empresas favoritas dos investidores. O preço de suas ações, com sede na Califórnia (EUA), aumentou em quase 600% desde o final de 2022, conferindo à Nvidia um valor de mercado de quase US$ 2,2 trilhões.
A empresa
A Nvidia é uma empresa multinacional de tecnologia sediada na Califórnia, nos Estados Unidos. Fundada em 1993, é conhecida principalmente por projetar e fabricar chips gráficos (GPU) e processadores para o mercado de jogos, computação de alto desempenho e inteligência artificial.
Além de suas GPUs voltadas para jogos, a Nvidia desenvolveu tecnologias avançadas para várias áreas, incluindo carros autônomos, data centers, supercomputadores, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Suas GPUs são amplamente utilizadas em computadores pessoais, laptops, estações de trabalho e servidores para uma variedade de aplicações gráficas e de computação intensiva.

-
Artigos2 dias atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Empresas1 dia atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Tecnologia2 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira1 dia atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Finanças1 dia atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Investimentos22 horas atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI